
Natalia Deriabina via Shuttertsock
Fonte
Politécnico de Milão
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Tecnologia desenvolvida e aprimorada no Politécnico de Milão pretende ser uma nova alternativa de baixo custo – para uso principalmente em países de baixa e média renda – para casos graves de sangramento excessivo pós-parto.
Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores aprimorou o projeto de um kit que contém uma sonda – que pode ser inserida e posicionada dentro do útero – que tem uma capa que pode ser inflada com solução salina e realizar o tamponamento do útero, controlando o sangramento.
O projeto deve iniciar em breve estudos clínicos em humanos e busca investidores para produção.
Foco do Estudo
Por que é importante?
Hemorragias uterinas durante o parto podem ocorrer por diversas causas, como falta de contração do útero, lacerações no colo do útero ou vagina, retenção de parte da placenta ou rupturas uterinas.
O tratamento depende da causa e pode envolver massagem uterina, medicamentos para contração, reparo de lacerações ou, em casos mais graves, procedimentos como tamponamento uterino com balão ou cirurgia.
O tamponamento uterino é uma técnica minimamente invasiva e de alta eficácia, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como tratamento de segunda linha.
Estudo
Um novo dispositivo médico de baixo custo contra hemorragia materna pós-parto foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisa do Politécnico de Milão, na Itália.
O projeto começou com uma ideia do Dr. Alberto Zanini, ginecologista e ex-chefe da Unidade de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Erba, na Itália. Ele contatou o Politécnico de Milão para implementar sua ideia, que foi desenvolvida por professores e pesquisadores dos Departamentos de Química, Materiais e Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Design. O projeto foi chamado de BAMBI (da sigla em inglês para ‘Balão Contra Sangramento Materno’)
“A abordagem multidisciplinar implementada durante o projeto do dispositivo nos permitiu identificar e validar experimentalmente todos os requisitos de projeto necessários para desenvolver uma solução eficaz e acessível”, destacou a Dra. Serena Graziosi, professora do Departamento de Engenharia Mecânica do Politécnico de Milão.
O dispositivo pretende ser uma solução de engenharia eficaz, simples, rápida e acessível. O protótipo do dispositivo consiste em um kit contendo componentes disponíveis mesmo em contextos de poucos recursos, integrado a um conector inovador e patenteado que garante a segurança e a montagem do sistema, priorizando a facilidade de uso e a eficiência mecânica.
O kit inclui uma sonda retal, uma capa para sonda e uma bolsa pré-preenchida com solução salina. Após o parto, em caso de sangramento uterino, a sonda é inserida e posicionada dentro do útero. A capa da sonda, fixada pelo conector, é inflada com solução salina, transformando-se em um balão capaz de estancar diretamente o sangramento de dentro para fora.
Com o BAMBI, queremos demonstrar que é possível combinar inovação tecnológica e impacto social. Nosso objetivo é oferecer uma solução concreta, acessível e segura para combater a hemorragia pós-parto. Nosso objetivo é disponibilizar este dispositivo onde quer que seja necessário, mesmo nos contextos mais vulneráveis, graças a uma abordagem de engenharia básica e voltada para a acessibilidade e a uma patente “social”: nós, pesquisadores, decidimos renunciar aos royalties de patente para maximizar sua disseminação
Resultados
Como publicado na revista Scientific Reports ainda em 2024, os resultados mostraram a eficácia do dispositivo na interrupção da hemorragia pós-parto em um cenário simulado. Além disso, avaliações econômicas e de fabricação demonstraram seu potencial para adoção em países de baixa e média renda.
Agora, o projeto está pronto para a fase de estudos clínicos em pacientes e para a transição do laboratório para a produção, por meio de uma chamada de propostas para a implementação de programas de valorização de patentes por meio do financiamento de projetos de Prova de Conceito, com recursos do PNRR – o Plano Nacional de Recuperação e Resiliência da Itália.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Scientific Reports (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página do Politécnico de Milão (em italiano).
Notícias relacionadas

Universidade da Califórnia em San Francisco
Universidade de Melbourne