Notícia com publicação científica
Exame de urina aos 3 anos de idade poderia detectar Síndrome de Alport antes da disfunção renal
Pesquisa no Japão avaliou se resultados de exames de urina realizados aos 3 anos de idade poderiam ajudar a antecipar o tratamento da síndrome

Divulgação, Universidade de Kobe

9 de outubro de 2025, 10:29

Fonte

Universidade de Kobe

Publicação Original

Áreas

Análises Clínicas, Biomedicina, Epidemiologia, Farmácia Clínica, Nefrologia, Pediatria

Compartilhar

Resumo

No Japão, pesquisadores realizaram um estudo com 356 pacientes menores de 18 anos de idade para identifiar se os resultados de exame de urina realizado aos 3 anos de idade poderiam antecipar a detecção da síndrome de Alport.

O estudo mostrou que mais de 30% dos pacientes foram encaminhados ao hospital para testes de síndrome de Alport devido aos resultados dos exames de urina aos 3 anos de idade.

A detecção e intervenção precoces poderiam trazer benefícios não só em termos de melhoria da qualidade de vida dos pacientes afetados, mas também em termos econômicos, reduzindo o ônus do tratamento da insuficiência renal em estágio terminal, como por meio de diálise ou transplantes renais.

Foco do Estudo

Avaliar se o exame precoce de urina em crianças com 3 anos de idade pode servir para antecipar o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Alport.

Por que é importante?

Estudo

O Japão realiza exames de urina universais aos 3 anos de idade, mas não foram realizados estudos em larga escala para avaliar sua eficácia na identificação da síndrome de Alport em crianças

Dr. Ishimori Shingo, pediatra e professor da Universidade de Kobe

Resultados

Como muitos países não têm triagem universal de urinálise aos 3 anos de idade, e nem mesmo todos os municípios do Japão realizam os testes relevantes para a síndrome de Alport, nossas descobertas devem promover a adoção mais ampla de medidas que levem à detecção e ao tratamento mais precoces

Dr. Ishimori Shingo, pediatra e professor da Universidade de Kobe

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Pediatra e professor da Universidade de Kobe

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima