Pesquisadores analisam viabilidade de produção de hidrogênio verde no Brasil a partir da energia eólica
A partir da instalação de turbinas eólicas em alto mar, hidrogênio poderia ser produzido no próprio local ou na costa

fokke baarssen via Shutterstock

1 de outubro de 2025, 11:44

Fonte

Júlia Araújo e Vanessa Almeida, Conexão UFRJ

Publicação Original

Áreas

Carbono, Ciência Ambiental, Ecologia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Energia, Geociências, Geografia, Gestão Ambiental, Oceanografia, Química Verde, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

Em uma parceria com empresa global de energia, pesquisadores da UFRJ desenvolveram um estudo que analisou a viabilidade de instalação de turbinas eólicas em alto-mar que gerariam a energia elétrica necessária para o processo de produção de hidrogênio.

No estudo, foram desenvolvidos algoritmos para definir as melhores localizações dos parques eólicos e também para analisar a dinâmica de controle da potência, de distribuição e armazenamento da energia e o seu consumo, entre outros fatores.

Assim, os pesquisadores puderam realizar uma análise técnica aprofundada sobre os desafios da produção de hidrogênio no Brasil a partir da energia eólica.

O hidrogênio possui elevado teor energético por massa e pode ser utilizado nos processos que demandam alta quantidade de energia. Por isso, o hidrogênio  produzido a partir das fontes renováveis pode ser utilizado para descarbonizar as indústrias de difícil abatimento, como a siderúrgica, a de cimento, entre outras. Nesse sentido, o hidrogênio pode acelerar a transição energética e contribuir para que possamos atingir as metas de redução das emissões de gases de efeito estufa

Dr. Milad Shadman, professor convidado da Coppe/UFRJ e pesquisador do Gero

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Rolar para cima