Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
O Projeto EduBiotaLab, desenvolvido na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), em Portugal, leva a microbiologia e o estudo da microbiota humana para as salas de aula do Ensino Médio (ensino secundário, em Portugal).
Dirigido a professores e alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio, o programa está estruturado em cinco sessões experimentais mensais, que vão de novembro a abril, alinhadas com as Aprendizagens Essenciais de Biologia e Geologia (primeiro e segundo anos) e de Biologia (terceiro ano).
Em sessões que exploram temas como a diversidade microbiana, a fermentação, a imunidade e a sustentabilidade, são os professores que conduzem as atividades com os seus alunos, sempre com o apoio integral da equipe do EduBiotaLab, que fornece materiais didáticos e laboratoriais, consultoria científica e pedagógica e acompanhamento técnico.
O programa inclui ainda uma sexta atividade obrigatória: o registo fotográfico artístico das experiências desenvolvidas. As imagens serão apresentadas numa exposição final no Centro Ciência Viva de Vila do Conde, aberta à comunidade escolar e científica. A melhor fotografia será premiada e haverá ainda a oportunidade de publicação de um artigo.
Ao final do período do projeto, é realizado um encontro onde os professores participantes compartilham sobre a experiência, avaliam o impacto e propõem melhorias para edições futuras.
Mais do que um ciclo de atividades, o EduBiotaLab representa a transição do programa EduBiota para um modelo sustentável e replicável, valorizando o papel das escolas como núcleos ativos de educação científica. A equipe que promove o projeto acredita que esta abordagem ‘de escola para escola’ reforça uma cultura científica mais próxima, participativa e transformadora.
Projeto EduBiotaLab
O Projeto EduBiotaLab nasceu no âmbito do projeto EduBiota, uma iniciativa pioneira que tem como objetivos promover a ciência, explorar o papel da microbiologia e da microbiota na saúde e na sustentabilidade e desenvolver o pensamento crítico, a cidadania ativa e competências interdisciplinares, inspirando novas formas de aprender e ensinar ciência.
Trata-se de um programa criado por microbiologistas, comunicadores de ciência e especialistas em educação, inspirado em soluções da microbiologia e integrado ao currículo escolar.
A iniciativa é promovida e apoiada pelo Grupo de Biologia Integrativa e Biotecnologia do Laboratório Associado para a Química Verde da Rede de Química e Tecnologia, sediado na FCUP, em colaboração com o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, e o Centro Ciência Viva de Vila do Conde (CCVVC).
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade do Porto.
Notícias relacionadas

Escola Politécnica Federal de Lausanne