Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
O câncer de mama triplo negativo é um dos mais agressivos e é assim chamado porque suas células testam negativo para receptores de estrogênio, progesterona e HER2.
Os cientistas já observaram que, quando as células de câncer de mama triplo-negativo crescem, as células de gordura ao redor parecem encolher.
Recentemente, pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Francisco (UCSF), nos EUA, descobriram que as células desses tumores constroem ‘túneis moleculares’ nas células de gordura próximas. As células tumorais então enviam instruções através dos túneis, que os cientistas chamam de ‘junções comunicantes’, que fazem com que as células de gordura liberem reservas de energia que poderiam alimentar as células cancerígenas.
Os cientistas mostraram que o bloqueio dessas junções comunicantes impediu o crescimento dos tumores em laboratório.
“Os cânceres prosperam sequestrando as fontes de energia do corpo, e identificamos como isso funciona no câncer de mama triplo negativo”, disse o Dr. Andrei Goga, professor de Biologia Celular e Tecidual na UCSF e autor sênior do estudo, publicado na revista científica Nature Communications.
O professor Andrei Goga e sua equipe fizeram a descoberta analisando células de gordura e células tumorais de pacientes com câncer de mama, bem como modelos laboratoriais de câncer de mama.
As descobertas têm implicações clínicas imediatas. Embora ninguém ainda esteja testando medicamentos que bloqueiam as junções comunicantes para o câncer de mama, há estudos clínicos em andamento usando esses medicamentos para câncer cerebral.
“Esta é uma oportunidade de ouro para desenvolvermos estratégias eficazes para tratar as formas mais agressivas de câncer de mama”, concluiu o Dr. Andrei Goga.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Nature Communications (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade da Califórnia em San Francisco (em inglês).