Notícia com publicação científica
Consumo diário de refrigerante pode aumentar risco de diabetes em quase 40%
Pesquisadores consideraram dados de coorte na Austrália para avaliar os efeitos do consumo de bebidas açucaradas e de refrigerantes adoçados artificialmente sobre a incidência de diabetes tipo 2

rawpixel via Freepik

4 de agosto de 2025, 12:38

Fonte

Universidade Monash

Publicação Original

Áreas

Ciência e Tecnologia de Alimentos, Educação Alimentar, Metabolismo, Nutrição Clínica, Obesidade, Qualidade dos Alimentos

Compartilhar

Resumo

Considerando coorte na Austrália com dados de mais de 36 mil adultos australianos com idades entre 40 e 69 anos seguidos durante quase 14 anos, pesquisadores puderam constatar o alto impacto do consumo de bebidas adoçadas e refrigerantes adoçados artificialmente sobre o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Desafiando a suposição comum de que bebidas adoçadas artificialmente são uma escolha mais segura, os pesquisadores identificaram um aumento no risco de desenvolver diabetes tipo 2 de até 38% nos casos de consumo diário de refrigerantes adoçados artificialmente e de até 23% no caso de consumo diário de bebidas açucaradas.

Os pesquisadores esperam que os resultados possam motivar políticas públicas que ajudem a reduzir o consumo de bebidas açucaradas ou adoçadas artificialmente.

Foco do Estudo

Avaliar o impacto do consumo de bebidas adoçadas e refrigerantes adoçados artificialmente sobre o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Estudo

Muitas vezes, [bebidas adoçadas artificialmente]  são comercializadas como melhores para você; mas podem apresentar seus próprios riscos. Políticas futuras devem adotar uma abordagem mais ampla para reduzir o consumo de todas as bebidas não nutritivas

Dra. Barbora de Courten, professora da Universidade Monash e da Universidade RMIT

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora da Universidade Monash e da Universidade RMIT
Pesquisadora do Conselho de Câncer de Victoria
Doutorando na Universidade Monash

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima