Novo implante viabiliza cirurgia de recapeamento de quadril em mulheres
Novo implante usa cerâmica em vez de metal e ganhou recentemente a marcação CE
kjpargeter via Freepik
1 de agosto de 2025, 14:53

Fonte

Maxine Myers, Imperial College de Londres

Publicação Original

Áreas

Biomateriais, Biomecânica, Cirurgia, Ciência dos Materiais, Engenharia Biomédica, Medicina, Ortopedia, Órteses e Próteses

Compartilhar

Resumo

Um implante desenvolvido por uma startup originada no Imperial College de Londres, no Reino Unido, desenvolveu e testou um novo implante de recapeamento de quadril feito de cerâmica que pode viabilizar a cirurgia em mulheres, que até agora não eram elegíveis para a cirurgia, na maioria dos casos.

Em pessoas jovens e ativas, a cirurgia de recapeamento do quadril pode ser suficiente para a pessoa recuperar a mobilidade adequada e poder voltar a praticar atividade física normal, evitando a cirurgia de prótese total de quadril. Porém, devido à estrutura óssea e à geometria da anatomia, a cirurgia era indicada até agora sobretudo para homens.

Com a obtenção da marcação CE, o implante deve ser lançado em breve no mercado europeu.

Além de melhorar o quadro para as mulheres, o novo implante também reduz o risco de efeitos colaterais. Os implantes para recapeamento atuais são de metal sobre metal e partículas podem ser liberadas no corpo, causando efeitos colaterais desagradáveis e, em alguns casos, os pacientes necessitam de uma nova cirurgia

Dr. Justin Cobb, professor de Cirurgia Ortopédica do Departamento de Cirurgia e Câncer do Imperial College de Londres

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Cofundadora e CEO da Embody Orthopaedic
Professor de Cirurgia Ortopédica do Departamento de Cirurgia e Câncer do Imperial College de Londres

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima