Leitura rápida

Na Itália, novo estudo multicêntrico destaca impacto do metapneumovírus humano em idosos
25 de julho de 2025, 15:14

Fonte

Universidade de Roma Sapienza

Publicação Original

Áreas

Atenção Primária, Biologia, Imunologia, Medicina, Microbiologia, Pneumologia, Saúde do Idoso, Virologia

Compartilhar

Resumo

O metapneumovírus humano (hMPV) é um agente respiratório comum que pode causar doenças das vias aéreas com uma ampla gama de gravidade, afetando todas as faixas etárias, mas especialmente crianças pequenas e idosos.

Recentemente, um grande estudo multicêntrico liderado pela Universidade de Roma Sapienza, pela Universidade de Milão e pela Universidade de Pavia, na Itália, coletou e analisou dados obtidos entre 2022 e 2024 de dezessete centros distribuídos pela Itália sobre infecções respiratórias, destacando a disseminação do vírus e seu impacto em adultos mais velhos.

“O estudo analisou quase 100.000 amostras respiratórias de pacientes de todas as idades, tanto ambulatoriais quanto [de pacientes] hospitalizados, encontrando uma taxa de positividade para hMPV de 3,4%. Na faixa etária acima de 50 anos, a taxa de positividade foi de 2,6%, com um terço dos casos encontrados em indivíduos com mais de 80 anos”, explicou o Dr. Guido Antonelli, professor do Departamento de Medicina Molecular da Universidade de Roma Sapienza e coautor do estudo.

Os resultados revelaram dois picos sazonais do vírus — em fevereiro de 2023 e abril de 2024 — que, apesar de algumas variações geográficas, tiveram incidência semelhante entre a população em geral e idosos. Em algumas áreas do Noroeste da Itália, o hMPV foi encontrado com mais frequência em pacientes ambulatoriais do que em pacientes hospitalizados.

A análise genética das cepas virais revelou uma distribuição equilibrada entre os dois principais subtipos do vírus (hMPV-A e hMPV-B), com predominância de variantes emergentes e o desaparecimento de algumas cepas anteriormente circulantes.

“Essas descobertas indicam claramente que o hMPV é um patógeno respiratório especialmente relevante em adultos mais velhos. Isso destaca a importância de desenvolver estratégias preventivas direcionadas, incluindo possíveis vacinações, para proteger os segmentos mais vulneráveis da população”, concluiu a Dra. Alessandra Pierangeli, professora de Virologia da Universidade de Roma Sapienza e coautora do estudo.

O estudo foi publicado na revista científica The Journal of Infectious Diseases em uma edição inteiramente dedicada ao hMPV.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professora de Virologia da Universidade de Roma Sapienza

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima