Alzheimer e Parkinson: projeto aprovado em chamada Finep busca diagnóstico precoce
Aporte para pesquisa de escala nacional coordenada pela UFRGS será de R$ 13,2 milhões
Shutterstock
10 de outubro de 2024, 10:20

Fonte

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicação Original

Áreas

Análises Clínicas, Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Epidemiologia, Neurociências, Psiquiatria, Saúde do Idoso

Compartilhar

Resumo

Um novo projeto com foco no desenvolvimento de um exame diagnóstico de baixo custo e fácil acesso para detecção precoce de doenças como Alzheimer e Parkinson foi aprovado pela Finep.

Os pesquisadores pretendem que o sistema possa ser oferecido pelo SUS, o que terá grande impacto na saúde pública.

O estudo colaborativo envolverá pesquisadores de várias regiões do Brasil, com a liderança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Avanços recentes em biomarcadores de neuroimagem e de líquor permitem identificar essas doenças antes dos primeiros sintomas. Entretanto, estes avanços não estão disponíveis na forma de exames para o SUS, pois têm alto custo e necessitam de infraestrutura especializada

Dr. Carlos Alberto Gonçalves, professor do Instituto de Ciência Básicas da Saúde da UFRGS

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Leia também:

Rolar para cima