Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Alguns corais produzem substâncias químicas chamadas diterpenoides, que se mostraram promissoras no combate ao câncer e na redução de inflamações, mas os pesquisadores não conseguiram ainda estudá-las em profundidade.
O problema é que essas substâncias químicas são produzidas em pequenas quantidades por corais incomuns e de crescimento lento, o que torna o fornecimento desses compostos ambientalmente destrutivo e impraticável para testes ou produção de novos medicamentos.
Mas um novo estudo liderado por cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), nos EUA, pode finalmente revelar o potencial químico desses corais.
Os pesquisadores encontraram um conjunto de cinco genes responsáveis pela produção de diterpenoides em várias espécies de um tipo de coral chamado octocoral. A descoberta desse conjunto de genes permite que os bioquímicos produzam os compostos de octocorais em laboratório e investiguem seu potencial como medicamentos ou outros produtos. Os resultados foram publicados recentemente na revista científica Nature Chemical Biology.
“Os corais produzem compostos químicos únicos, não encontrados no mundo terrestre, por isso há um grande entusiasmo em estudar seu potencial biomédico. Mas, infelizmente, é extremamente desafiador obter suprimentos suficientes diretamente da natureza.”, destacou o Dr. Bradley Moore, professor na Escola de Farmácia e Ciências Farmacêuticas da UCSD e autor sênior do estudo.
“Encontrar esses grupos genéticos nos dá, como cientistas, todo o conhecimento necessário para sintetizar essas substâncias químicas, [o que facilitaria] a descoberta de novos medicamentos ou produtos. Isso pode finalmente resolver o problema de abastecimento que tem impedido a exploração da bioquímica dos corais”, concluiu o professor Bradley Moore.
Também participaram do estudo pesquisadores da Universidade de Utah, nos EUA; do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto, em Portugal e da Universidade de Barcelona, na Espanha.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).
Acesse a revista científica Nature Chemical Biology (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade da Califórnia em San Diego (em inglês).
Notícias relacionadas
Universidade da Califórnia em San Francisco