Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
O Dr. Christopher White, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Strathclyde, no Reino Unido, será o líder de uma nova e importante rede europeia que pretende aprimorar a previsão de eventos climáticos extremos e fortalecer os sistemas de alerta precoce em todo o continente.
A nova rede, chamada ‘ANTICIPATE’, será a primeira do gênero a conectar pesquisadores, meteorologistas e tomadores de decisão que trabalham com dinâmica climática, previsão de múltiplos riscos e redução de riscos de desastres.
A rede será financiada por uma Ação de Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia (COST), que apoia projetos de pesquisa colaborativa em toda a Europa.
Com duração de quatro anos, a iniciativa reunirá 46 participantes de 26 países, com o envolvimento de serviços meteorológicos nacionais, como o Met Office do Reino Unido e o Escritório Meteorológico da Islândia, além de parceiros globais, como a Organização Meteorológica Mundial e o Centro Climático da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
“[A rede] ANTICIPATE proporcionará uma mudança radical na forma como prevemos, comunicamos e atuamos em relação a perigos climáticos extremos. Ao unir especialistas de diferentes disciplinas e setores, pretendemos preencher lacunas críticas e acelerar o progresso em alertas antecipados de longo alcance e multirriscos, que podem proteger melhor vidas, meios de subsistência e infraestrutura”, destacou o professor Christopher White.
Os sistemas de previsão atuais normalmente fornecem alertas antecipados com até 10 dias de antecedência e tendem a se concentrar em perigos únicos, como inundações ou ondas de calor. No entanto, centros meteorológicos globais desenvolveram recentemente modelos experimentais capazes de prever padrões climáticos com até 46 dias de antecedência. Então, a rede ANTICIPATE busca construir sistemas que conectem essa capacidade ampliada de previsão com aplicações reais.
A rede apoiará o treinamento e a capacitação da próxima geração de especialistas na área, com foco particular em estudantes de doutorado e pesquisadores em início de carreira. As atividades incluirão cursos de verão, intercâmbios, workshops e conferências.
“Os eventos climáticos extremos estão aumentando em frequência e gravidade devido às mudanças climáticas. Esta ação ajudará a garantir que a Europa esteja mais bem preparada para antecipar riscos e tomar medidas oportunas e informadas”, concluiu o Dr. Christopher White.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse mais informações da rede ANTICIPATE (em inglês).
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Strathclyde (em inglês).
Notícias relacionadas
Universidade McGill