Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Muitas mulheres temem fazer seus exames preventivos regulares de Papanicolau. O procedimento, que envolve a coleta de células dé colo do útero para verificar a presença de HPV e câncer, costuma ser desconfortável para as pacientes.
Mas um novo exame domiciliar pode oferecer outra opção de rastreamento do câncer de colo do útero para pacientes que têm dificuldade para realizar o exame. A agência regulatória Food and Drug Administration (FDA), nos EUA, aprovou recentemente um teste vaginal fabricado pela empresa Teal Health que permite que as pacientes coletem amostras em casa, que podem ser testadas para o papilomavírus humano (HPV), causador da maioria dos casos de câncer de colo do útero.
“É o tipo de coisa que, como enfermeiras de saúde da mulher, defendemos há muito tempo”, disse a Dra. Kathy Simmonds, professora de Enfermagem da Universidade Northeastern, nos EUA. “É um avanço promissor, especialmente para pessoas com maior probabilidade de não conseguir atendimento ou que têm evitado o rastreamento do câncer de colo do útero. [Esse recurso] realmente ajudará pessoas que tiveram dificuldade de acesso ao atendimento por diversos motivos”, continuou.
A falta de acesso e o desconforto geral com o procedimento contribuem para que muitas mulheres não realizem o exame.
“Para pessoas que tiveram uma experiência realmente negativa, o exame de Papanicolau realizado da maneira tradicional pode ser realmente traumatizante e humilhante. Existem muitos grupos atualmente marginalizados que ou se recusam a fazer o exame ou simplesmente não comparecem e que se beneficiarão imediatamente com essa nova tecnologia, pessoas que simplesmente dizem: ‘Prefiro fazer eu mesma’”, destacou a professora Kathy Simmonds.
Mas o teste domiciliar não substituirá necessariamente o exame de Papanicolau, pelo menos não imediatamente, destacaram especialistas da Universidade Northeastern.
O Papanicolau coleta amostras do colo do útero que geralmente são testadas para HPV e células pré-cancerosas ou cancerígenas. O teste domiciliar usa apenas a coleta de uma amostra retirada da vagina que é testada para HPV. As pacientes precisarão fazer um acompanhamento se o teste for positivo para HPV. Isso levaria à realização de um Papanicolau ou colposcopia para rastreamento do câncer.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Northeastern (em inglês).
Notícias relacionadas

Universidade de Alberta