Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Pesquisadores do Departamentos de Química Orgânica e Inorgânica e do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC) receberam recentemente uma carta-patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pelo desenvolvimento de um tratamento inovador para a doença de Chagas.
Trata-se de uma emulsão produzida a partir do cogumelo do sol (Agaricus blazei Murill), encontrado na Mata Atlântica, e da árvore mofumbo (Cobretum leprosum), nativa da Caatinga. A pesquisa conduzida pelos pesquisadores até aqui aponta que a nova emulsão seria mais eficaz no combate à infecção em seu estágio crônico, bem como produziria menos efeitos colaterais.
Os pesquisadores usaram como composto ativo o triterpeno, presente na árvore mofumbo e conhecido por produzir efeitos antimicrobianos, encapsulado com polissacarídeos do cogumelo do sol, que ajudam a estabilizar a emulsão e reduzir sua toxicidade.
“A encapsulação do triterpeno foi capaz de reduzir o seu potencial citotóxico contra células hospedeiras. Assim, espera-se que a principal vantagem dessa formulação seja a sua maior segurança quando comparada às opções presentes no mercado. Contudo, esses dados só serão confirmados após a condução dos ensaios in vivo e clínicos”, explicou a Dra. Elenir Ribeiro, professora da UFC e inventora principal da patente.
De acordo com a professora, o medicamento seria inédito e teria custo reduzido: “O fato de os principais componentes serem nativos do Brasil acaba facilitando a sua obtenção e, consequentemente, reduzindo os custos com importação. Como sabemos, a biodiversidade brasileira, apesar de sua vasta riqueza, ainda é pouco explorada, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento e à inovação de medicamentos”, concluiu a pesquisadora.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Federal do Ceará.
Leia também:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso
Em Mato Grosso, pesquisadores analisam casos de malária em 10 anos e identificam áreas de alto risco
Universidade Federal de Mato Grosso