
Fonte
Raji Natarajan e Silvia Cernea Clark, Universidade Rice
Publicação Original
Áreas
Resumo
Para melhorar a terapia medicamentosa TRAIL usada em tratamentos de câncer, pesquisadores realizaram um estudo pré-clínico in vitro em modelos de câncer de próstata em que também foi aplicada a terapia de ultrassom focalizado.
Como a terapia TRAIL tem meia-vida bastante reduzida, o uso combinado da mecanoterapia com ultrassom aumentou a eficácia do tratamento através da ação da tensão de cisalhamento de fluido no local da lesão cancerosa.
Foco do Estudo
Por que é importante?
Os tratamentos atuais de câncer de próstata padrão podem estar associados a efeitos adversos graves.
Nos últimos anos, terapias baseadas em ultrassom focalizado têm ganhado atenção, pois podem se concentrar especificamente sobre o tecido tumoral, resultando em menos efeitos fora do alvo.
Estudo
Recentemente, um novo estudo pré-clínico mostrou que combinar uma terapia de proteína chamada ‘ligante indutor de apoptose relacionado ao fator de necrose tumoral’ (TRAIL) com ultrassom focalizado pode reduzir significativamente o tamanho e a carga do tumor em modelos de câncer de próstata.
O estudo colaborativo, liderado pelo Dr. Michael King, professor de Bioengenharia na Universidade Rice, e pelo Dr. Charles Caskey, professor de Ciências Radiológicas na Universidade Vanderbilt, nos EUA, é o primeiro a demonstrar que a tensão mecânica de baixa intensidade do ultrassom focalizado em combinação com a medicação TRAIL pode melhorar o tratamento de cânceres.
O estudo lançou nova luz sobre como o ultrassom focalizado de baixa intensidade e o terapia TRAIL solúvel destroem especificamente células cancerígenas dentro do ambiente compacto de uma lesão primária de câncer de próstata.
A proteína TRAIL induz especificamente a morte de células cancerígenas sem prejudicar células saudáveis próximas. No entanto, apesar dos resultados promissores em estudos de laboratório, apenas alguns pacientes com câncer mostraram melhorias com a administração intravenosa de TRAIL em estudos clínicos. Isso ocorre porque o medicamento TRAIL tem uma meia-vida muito pequena (aproximadamente 30 minutos) e permanece na circulação sanguínea apenas brevemente antes de ser destruído.
Assim, para eliminar efetivamente as células cancerígenas, a terapia TRAIL precisa ser administrada várias vezes ao dia, o que não é apenas inconveniente, mas também aumenta o risco de efeitos colaterais indesejados.
“Anteriormente, descobrimos que certas forças mecânicas, como a tensão de cisalhamento de fluido (FSS), poderiam amplificar os efeitos anticâncer da [terapia] TRAIL com um influxo de cálcio e ativação de uma proteína chamada Piezo, que desencadeou a morte celular”, explicou o Dr. Michael King.
O estudo foi publicado na revista científica Advanced Science.
Encontramos uma maneira segura, eficaz e não invasiva de aumentar os efeitos antitumorais de um medicamento específico para câncer (TRAIL), uma descoberta promissora que esperamos que possa em breve ser traduzida para o tratamento clínico
Resultados
Usando linhagens de células de câncer de próstata, os pesquisadores realizaram vários experimentos para refinar e otimizar parâmetros operacionais de ultrassom focalizado in vitro.
O objetivo inicial era garantir que as células saudáveis próximas permanecessem ilesas pelas tensões de cisalhamento mecânicas. Em seguida, os cientistas descobriram que a combinação de ultrassom focalizado com a terapia TRAIL tinha sido muito mais eficaz na redução do número de células cancerígenas e do tamanho dos tumores do que a aplicação de ultrassom focalizado ou terapia TRAIL isoladamente.
A pesquisa mostrou que a tensão de cisalhamento do fluido fisiológico ativa canais iônicos mecanossensíveis, como o Piezo1, aumentando a apoptose mediada pela terapia TRAIL em células cancerosas.
A mecanoterapia aplicada pelo ultrassom focalizado de baixa intensidade oferece uma abordagem clinicamente viável e que poderia ser aplicável para tratar inclusive outros tipos de câncer.
Este estudo fundamental fornece insights pré-clínicos cruciais que podem ser usados para desenvolver uma nova terapia combinada para câncer de próstata. Além disso, abre as portas para muitos novos caminhos de uso da mecanoterapia na medicina e tem implicações de longo alcance em como o ultrassom focalizado e outras terapias mecânicas podem ser combinadas com terapia de proteína de molécula pequena e outros medicamentos para tratar efetivamente vários tipos de câncer com menos efeitos adversos no futuro
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Advanced Science (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidae Rice (em inglês).
Leia também:

Instituto de Tecnologia de Massachusetts