Notícia com publicação científica
Medicamento à base de diterpeno pode viabilizar regeneração neuronal funcional após lesão cerebral
Estudo em animais mostrou recuperação funcional de áreas cerebrais lesionadas
Freepik
10 de fevereiro de 2025, 17:06

Fonte

Universidade de Sevilha

Publicação Original

Áreas

Bioquímica, Desenvolvimento de Fármacos, Entrega de Medicamentos, Farmacologia, Neurociências, Neurologia, Produtos Naturais, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

Na Espanha, pesquisadores demonstraram que o uso de diterpeno facilita o repovoamento com novos neurônios de regiões cerebrais danificadas por lesões traumáticas.

A descoberta é importante porque os novos neurônios gerados são neurônios funcionais maduros, que se integram aos circuitos neuronais da área danificada e desenvolvem características funcionais idênticas àquelas que foram eliminadas pela lesão.

Apesar de ainda ser um estudo pré-clínico em animais, os resultados da pesquisa podem motivar estudos clínicos em humanos, para confirmar a eficácia e segurança do fármaco.

Foco do Estudo

Estudar fármacos de origem natural para o tratamento de lesões cerebrais

Por que é importante?

Estudo

Nós estudamos o efeito de um diterpeno com capacidade de induzir a liberação de neuregulina na promoção da neurogênese em um modelo murino de lesão cerebral cortical. Os resultados contribuem significativamente para a compreensão do efeito do diterpenoide EOF2 no reparo de lesões corticais. Essa pequena molécula facilita a liberação da [proteína] neuregulina-1, expressa por células microgliais na área perilesional e promove a migração de neuroblastos da zona subventricular em direção ao local da lesão e sua subsequente diferenciação.

Pesquisadores envolvidos no estudo

Resultados

No futuro, após a realização de novos estudos clínicos para verificar se o medicamento tem o mesmo efeito em humanos e descartar sua toxicidade, [esperamos que] ele possa ser usado em terapias regenerativas para tratar lesões cerebrais

Pesquisadores envolvidos no estudo

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor de Fisiologia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Sevilha
Professora de Fisiologia da Universidade de Cádiz
Professora de Química Orgânica da Universidade de Cádiz

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima