Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
A crise global de opioides tem proporções epidêmicas, com mais de 26 milhões de pessoas em todo o mundo sofrendo de transtorno do uso de opioides – uma condição psiquiátrica debilitante caracterizada pelo uso compulsivo de opioides, dependência e recaída repetida após períodos de abstinência.
Agora, uma equipe internacional de pesquisadores espera encontrar novas maneiras de combater o vício em medicamentos como morfina, codeína e oxicodona.
Para isso, os pesquisadores pretendem prevenir o vício inibindo especificamente as vias no cérebro envolvidas no processo.
A equipe de pesquisa é liderada pelo Dr. Andrew Tobin, professor da Universidade de Glasgow, no Reino Unido; pela Dra. Carrie Jones e pelo Dr. Craig Lindsey, ambos pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Vanderbilt, nos EUA.
A pesquisa usará novas moléculas semelhantes a medicamentos que inibem uma proteína cerebral chamada receptor M5. Dados preliminares da equipe já mostraram que, em modelos de camundongos, a inibição do receptor M5 reduz significativamente o vício em opioides prescritos, mantendo os benefícios do alívio da dor da medicação.
Com o novo projeto, a equipe de pesquisa espera progredir em suas descobertas iniciais revelando a biologia fundamental do receptor M5. Ao realizar essa investigação, no contexto de modelos de dependência de opioides, a equipe pretende descobrir abordagens terapêuticas inovadoras que possam reduzir o vício em opioides prescritos.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Glasgow (em inglês).
Leia também:
Universidade Washington em St. Louis