Leitura rápida

Europa investe em projeto de amônia verde para armazenar e transportar energia limpa
6 de fevereiro de 2025, 13:41

Fonte

Politécnico de Milão

Publicação Original

Áreas

Engenharia Ambiental, Engenharia de Energia, Geociências, Geografia, Química Verde, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

A União Europeia financiou, com 3 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões) o projeto FASTER (Flexible Ammonia Synthesis Technology for Energy StoRage), que visa desenvolver um método inovador e sustentável para o armazenamento de energia limpa.

O objetivo do projeto é otimizar o armazenamento da energia produzida por fontes como a solar e a eólica, cuja disponibilidade é muitas vezes imprevisível e não coincide com o pico de demanda de energia.

Para isso, a ideia é converter a energia em amônia, substância facilmente armazenada e transportada em estado líquido, para que possa ser utilizada posteriormente. Essa solução seria essencial para resolver o problema das flutuações sazonais na produção e no consumo de energia.

A amônia líquida, usada como transportador de energia, tem diferenciais importantes: densidade energética superior ao hidrogênio liquefeito, mais fácil e prática de transportar.

Além disso, a amônia já é amplamente produzida e utilizada hoje em dia, principalmente na indústria de fertilizantes, o que significa que existem protocolos bem estabelecidos para o manuseio e armazenamento seguros.

O projeto FASTER, coordenado pelo Dr. Jimmy  Faria, professor da Universidade de Twente, nos Países Baixos é composto por oito parceiros acadêmicos e industriais de cinco países europeus (Holanda, Alemanha, Suíça, Itália e Reino Unido), incluindo o Politécnico de Milão, na Itália.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Universidade de Twente

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima