Redes sociais: é preciso ter cuidado com a desinformação sobre alimentação e nutrição
Influenciadores sem formação ou expertise na área muitas vezes espalham informações falsas apenas com finalidade de vender produtos ou soluções milagrosas
Freepik
22 de janeiro de 2025, 11:40

Fonte

Camille Cottais, Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Ottawa

Publicação Original

Áreas

Educação Alimentar, Nutrição Clínica, Obesidade, Qualidade dos Alimentos, Suplementos

Compartilhar

Resumo

Em um ambiente on-line onde qualquer pessoa pode disseminar informações sobre qualquer assunto – claro, incluindo publicações sobre alimentação e nutrição -, independentemente de sua formação e qualificação, o risco de encontrar informações falsas é grande.

Usando diferentes técnicas de persuasão e convencimento, pessoas não especialistas se apoderam de áreas do conhecimento para ter milhares ou milhões de seguidores nas redes sociais, tipicamente para vender produtos, serviços ou soluções enganosas.

A Dra. Melissa Fernandez, nutricionista e professora da Universidade de Ottawa,  no Canadá, estuda o funcionamento do mundo dos influenciadores on-line e pede maior cautela quando se trata de informações nutricionais que circulam na internet.

Cuidado com produtos milagrosos, como aqueles que prometem perda de peso em apenas algumas semanas, e com publicações que incentivam mudanças radicais na dieta

Dra. Melissa Fernandez, nutricionista e professora da Universidade de Ottawa

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

professora da Universidade de Ottawa

Instituições Citadas

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima