
Fonte
Camille Cottais, Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Ottawa
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Resumo
Em um ambiente on-line onde qualquer pessoa pode disseminar informações sobre qualquer assunto – claro, incluindo publicações sobre alimentação e nutrição -, independentemente de sua formação e qualificação, o risco de encontrar informações falsas é grande.
Usando diferentes técnicas de persuasão e convencimento, pessoas não especialistas se apoderam de áreas do conhecimento para ter milhares ou milhões de seguidores nas redes sociais, tipicamente para vender produtos, serviços ou soluções enganosas.
A Dra. Melissa Fernandez, nutricionista e professora da Universidade de Ottawa, no Canadá, estuda o funcionamento do mundo dos influenciadores on-line e pede maior cautela quando se trata de informações nutricionais que circulam na internet.
Com grande parte das informações sobre alimentação e nutrição sendo proveniente das redes sociais, e como cada pessoa – ou influenciador – pode publicar o que quiser, mesmo sem ter qualquer formação ou especialidade no assunto, é preciso ter cuidado em separar o que é informação relevante do que é informação enganosa.
A Dra. Melissa Fernandez, nutricionista e professora da Escola de Ciências da Nutrição da Universidade de Ottawa, no Canadá, estuda o modus operandi do mundo dos influenciadores on-line e pede cautela quando se trata de informações nutricionais que circulam na internet.
A professora Melissa estuda o impacto da Internet e das novas tecnologias na saúde e escolhas alimentares, desde a escolha de alimentos até sua preparação e consumo.
Um de seus projetos de pesquisa se concentra no que os influenciadores da área de alimentação e nutrição dizem nas mídias sociais e os fatores que contribuem para a popularidade de suas mensagens.
Usando critérios adaptados de uma publicação canadense, a professora Melissa e uma equipe de alunos, juntamente com colegas da Universidade de Alberta e da Universidade Laval, também no Canadá, descobriram que os influenciadores menos confiáveis tinham dez vezes mais seguidores do que aqueles identificados como os mais confiáveis, incluindo nutricionistas.
Cuidado com produtos milagrosos, como aqueles que prometem perda de peso em apenas algumas semanas, e com publicações que incentivam mudanças radicais na dieta
Os pesquisadores analisaram influenciadores que tinham pelo menos 10.000 seguidores no Instagram, com algumas contas tendo mais de um milhão de seguidores. A equipe analisou a página de cada influenciador e descobriu que indivíduos de baixa credibilidade se descreviam como empreendedores e usavam uma variedade de táticas para promover suas ideias, serviços e produtos.
Uma das táticas encontradas foi ‘esconder desinformação ou uma promoção de produto entre várias publicações mais informativas para dar credibilidade’. Alguns influenciadores também se apresentam com títulos que não correspondem a nenhuma formação profissional – como ‘nutricionistas holísticos’ ou ‘nutricionistas naturopatas’ -, mas esse tipo de apresentação leva o público a pensar que são especialistas na área.
A pesquisadora recomenda que os leitores verifiquem a credibilidade de conteúdos nutricionais sendo cuidadosos, críticos e prestando atenção às pistas que podem ajudar a decidir se o influenciador é confiável: eles estão tentando vender algo? estão promovendo soluções milagrosas? Se a resposta para estas questões for ‘sim’, é bom desconfiar.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
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Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Ottawa (em inglês).
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