Tecnologia mantêm os órgãos doados funcionando fora do corpo por um período significativamente maior do que os métodos tradicionais.

Em curso de verão oferecido na Universidade Complutense de Madri, na Espanha, especialista da OMS destacou desafios e alternativas para os transplantes de órgãos

Procedimento marca um avanço na capacidade instalada do hospital para cirurgias de alta complexidade e amplia as possibilidades de tratamento para pacientes cardíacos no estado do Maranhão.

A infecção por citomegalovírus é historicamente uma das infecções mais comuns entre receptores de transplantes de órgãos sólidos e pode causar doenças graves.

Em vinte e oito capítulos o e-book aborda temas como dispositivos de assistência ventricular; infarto agudo do miocárdio; mecanismos patofisiológicos e abordagens terapêuticas na insuficiência cardíaca aguda; uso de anabolizantes e possíveis desfechos cardiológicos e as últimas atualizações de diagnóstico à intervenção na estenose aórtica, entre outros temas.

Células ‘organizadoras’ sintéticas podem reunir células-tronco próximas e enviar-lhes sinais de crescimento de sua escolha.

Usando imagens de saturação de oxigênio de célula única, pesquisadores correlacionaram a constante de tempo da dinâmica da liberação de oxigênio no sangue com variáveis de citometria de fluxo.

O e-book aborda temas como definição de bioengenharia tecidual; impressão 3D; órgão parcial e órgão inteiro; células-tronco de embrião; pacientes em hemodiálise; pacientes em transplantes e desafios da engenharia tecidual, entre outros temas.

Pesquisadores aliam transplante de células beta marcadas com proteção imunológica localizada.

Dispositivo desenvolvido por aluno do curso de Design da Escola de Arquitetura foi aprimorado em conjunto com profissionais do Hospital das Clínicas da UFMG.

Rolar para cima