Evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e produzirá uma carta-manifesto endereçada à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30).
Iniciativa tem como objetivo reunir um conjunto de pesquisadores e outros profissionais que trabalham de forma consistente no tema ‘cidades do futuro’, dando particular destaque a processos e métodos inovadores.
Resultados do estudo mostraram que quanto mais conectadas as pessoas se sentem com a natureza, melhor é seu bem-estar geral.
O conceito de ‘cidade-esponja’ cria áreas urbanas capazes de absorver e reter a água da chuva.
Em onze capítulo o e-book aborda temas como planejamento urbano e a construção de Indicadores de Sustentabilidade; cidades sustentáveis, ODS 11; proposição de indicadores de qualidade ambiental urbana; drenagem urbana sustentável, geotecnologias e cidades inteligente e aplicações e ferramentas geotecnológicas para a gestão ambiental urbana, entre outros temas.
Pesquisadores destacaram que gestores públicos devem incorporar a biodiversidade no planejamento urbano.
Em doze capítulos o e-book aborda temas como o meio ambiente e práticas esportivas, desenvolvimento sustentável e a atuação da sociedade na logística reversa de resíduos sólidos, monitoramento ambiental da proliferação do aedes aegypti com drones e ações sustentáveis para o descarte do lixo eletrônico, entre outros temas.