Ao migrarem pelo corpo, células ‘lembram’ como navegaram anteriormente por espaços restritos e confinados.

Pesquisadoras usaram bactérias E. coli para atuarem como sensores multiplexados vivos.

O e-book aborda temas como biossegurança e bioética em biotecnologia ambiental; ômicas e sua importância para a exploração sustentável de recursos ambientais; biotecnologia aplicada à conservação das abelhas; prospecção biotecnológica de microorganismos endofíticos, desenvolvimento e aplicação de nanomateriais e nanopartículas na biotecnologia, entre outros temas. 

Em oito capítulos, o e-book aborda temas como testes ergométricos; avaliação cardíaca; deficiência de membros inferiores; equivalente metabólico e o protocolo ergométrico, entre outros temas.

Tecnologia pode viabilizar o controle preciso e contínuo da pressão cerebral em pacientes com hidrocefalia, principalmente em crianças.

Com impressão controlada de proteínas, pesquisadores conseguiram reproduzir estruturas semelhantes às criptas e vilosidades do intestino em laboratório.

Universidade Federal do Ceará foi pioneira no desenvolvimento de biomaterial para o tratamento de queimaduras em medicina regenerativa.

Modificações da bactéria Staphylococcus epidermidis por bioengenharia levou a bons resultados contra tétano e difteria em testes com animais.

O e-book aborda temas como definição de bioengenharia tecidual; impressão 3D; órgão parcial e órgão inteiro; células-tronco de embrião; pacientes em hemodiálise; pacientes em transplantes e desafios da engenharia tecidual, entre outros temas.

Rolar para cima