Com o uso das cascas de Terminalia catappa, a pesquisa mostrou que a opção sustentável reduz a turbidez da água, mantém o pH equilibrado, reduz o lodo e aumenta o tempo de uso dos materiais, além de não provocar riscos à saúde.

Microalgas da espécie Monoraphidium contortum mostraram capacidade de remoção de resíduos de medicamentos antibióticos, em especial o sulfametoxazol e a trimetoprima.

Pesquisadores usaram lignina e glicose como fontes de carbono para desenvolver novos materiais para remover ‘produtos químicos eternos’ da água.

Em sete capítulos o e-book aborda temas como reutilização de resíduos sólidos da construção civil na fabricação de tijolos ecológicos; tratamento de efluentes coloridos com carvão ativado e resíduos de poda de videira e plantio direto como prática de desenvolvimento sustentável, entre outros temas.

Nova estratégia de proteção de nanocristais de perovskita de haleto aumenta a resistência à degradação e viabiliza seu uso como antimicrobiano.

Projeto internacional NATURE destacou o potencial das Soluções Baseadas na Natureza (NBS) como resposta aos desafios ambientais.

Em oito capítulos o e-book aborda temas como cidades configurada para as pessoas com uma abordagem antropotecnológica das cidades inteligentes, gestão de resíduos, cidades inteligentes e sustentáveis, hidrogênio e amônia verde, entre outros temas.

Técnicas de engenharia biológica podem futuramente ajudar a combater resíduos plásticos.

Estudo longitudinal analisou amostras de estações de esgoto de Natal entre junho de 2021 e maio de 2022.

Rolar para cima