Notícia com publicação científica
Usando amostra de saliva, biossensor pode detectar proteína ligada a transtornos psiquiátricos
Biossensor avalia gotas de saliva humana usando tira flexível com eletrodos integrada a analisador portátil

Prostock-studio via Shutterstock

1 de outubro de 2025, 19:32

Fonte

Luciana Constantino, Agência FAPESP

Publicação Original

Áreas

Bioeletrônica, Bioengenharia, Biofísica, Biomateriais, Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Computação, Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores da USP em São Carlos desenvolveram um biossensor portátil e de baixo custo capaz de identificar de forma rápida uma proteína cujos níveis alterados estão associados a transtornos psiquiátricos, como depressão, esquizofrenia e bipolaridade.

O biossensor, que tem um custo estimado de R$ 12,00, conseguiu medir em menos de três minutos e de forma confiável concentrações extremamente baixas da proteína mesmo em quantidades mínimas de saliva.

Os pesquisadores destacaram que o biossensor pode ser otimizado para atender a diferentes perfis, podendo ser mais uma das ferramentas da medicina personalizada.

Foco do Estudo

Viabilizar um sensor de baixo custo e portátil para detecção rápida e descentralizada da proteína BNDF.

Por que é importante?

Estudo

Existem poucos sensores que fazem esse tipo de análise e o nosso foi o que apresentou melhor desempenho. Detectou uma ampla faixa de concentração, resultado que é muito bom do ponto de vista clínico. Quando o nível da proteína está muito baixo, pode servir de alerta para doenças e transtornos psiquiátricos. Por outro lado, ao ser capaz de sinalizar aumento de BDNF, contribui como uma ferramenta para monitorar a evolução do paciente de acordo com o tratamento

Dr. Paulo Augusto Raymundo Pereira, pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) e coautor do estudo

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP)

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima