Leitura rápida

Em Portugal, Universidade do Porto cria Observatório Mundial de Saúde Sexual

Fonte

Vítor Pinto, Universidade do Porto

Publicação Original

Áreas

Assistência Social, Atenção Primária, Ciências Sociais, Enfermagem, Inclusão Social, Psicologia

Compartilhar

Resumo

A Universidade Porto e a World Association for Sexual Health (WAS) vão assinar, no próximo dia 4 de setembro (Dia Mundial da Saúde Sexual), um protocolo de colaboração que estabelece a criação do Observatório Mundial de Saúde Sexual, com sede na Universidade do Porto, em Portugal.

O novo Observatório Mundial de Saúde Sexual pretende posicionar Portugal como um centro de referência internacional na investigação, formação e intervenção em saúde sexual.

O projeto do Observatório nasce da urgência em consolidar conhecimento científico e promover políticas públicas baseadas em evidência sobre saúde e direitos sexuais em escala global.

A saúde sexual é um determinante essencial da saúde global e do bem-estar humano, estando diretamente associada à longevidade, à qualidade de vida, ao bem-estar e à saúde mental. Contudo, e apesar de avanços em áreas como a saúde reprodutiva ou a resposta ao HIV/AIDS, temas cruciais como prazer, satisfação sexual, justiça ou direitos sexuais permanecem subestudados.

Por outro lado, a maior parte dos estudos com dados representativos concentra-se no Norte Global, enquanto vastas regiões do mundo – como África, América Latina, Oriente Médio, Ásia e Europa do Sul e Leste – permanecem sub-representadas. Além disso, grupos como pessoas com mais de 65 anos, populações com baixos níveis de escolaridade e comunidades marginalizadas são frequentemente ignorados na produção de conhecimento sobre o tema.

É neste contexto que o Observatório Mundial de Saúde Sexual pretende atuar como um hub global de dados, promovendo a recolha sistemática de informação comparável entre países, o armazenamento e a disponibilização aberta de dados existentes, e a mobilização de pesquisadores, organizações internacionais e decisores políticos.

Através da criação de uma rede global de colaboração, o Observatório pretende contribuir para uma compreensão mais profunda da relação entre saúde sexual, saúde global e bem-estar, apoiando intervenções mais eficazes e informadas.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Instituições Citadas

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima