Leitura rápida

Em Portugal, Universidade do Porto cria Observatório Mundial de Saúde Sexual
23 de agosto de 2025, 16:55

Fonte

Vítor Pinto, Universidade do Porto

Publicação Original

Áreas

Assistência Social, Atenção Primária, Ciência Social, Enfermagem, Inclusão Social, Psicologia

Compartilhar

Resumo

A Universidade Porto e a World Association for Sexual Health (WAS) vão assinar, no próximo dia 4 de setembro (Dia Mundial da Saúde Sexual), um protocolo de colaboração que estabelece a criação do Observatório Mundial de Saúde Sexual, com sede na Universidade do Porto, em Portugal.

O novo Observatório Mundial de Saúde Sexual pretende posicionar Portugal como um centro de referência internacional na investigação, formação e intervenção em saúde sexual.

O projeto do Observatório nasce da urgência em consolidar conhecimento científico e promover políticas públicas baseadas em evidência sobre saúde e direitos sexuais em escala global.

A saúde sexual é um determinante essencial da saúde global e do bem-estar humano, estando diretamente associada à longevidade, à qualidade de vida, ao bem-estar e à saúde mental. Contudo, e apesar de avanços em áreas como a saúde reprodutiva ou a resposta ao HIV/AIDS, temas cruciais como prazer, satisfação sexual, justiça ou direitos sexuais permanecem subestudados.

Por outro lado, a maior parte dos estudos com dados representativos concentra-se no Norte Global, enquanto vastas regiões do mundo – como África, América Latina, Oriente Médio, Ásia e Europa do Sul e Leste – permanecem sub-representadas. Além disso, grupos como pessoas com mais de 65 anos, populações com baixos níveis de escolaridade e comunidades marginalizadas são frequentemente ignorados na produção de conhecimento sobre o tema.

É neste contexto que o Observatório Mundial de Saúde Sexual pretende atuar como um hub global de dados, promovendo a recolha sistemática de informação comparável entre países, o armazenamento e a disponibilização aberta de dados existentes, e a mobilização de pesquisadores, organizações internacionais e decisores políticos.

Através da criação de uma rede global de colaboração, o Observatório pretende contribuir para uma compreensão mais profunda da relação entre saúde sexual, saúde global e bem-estar, apoiando intervenções mais eficazes e informadas.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Instituições Citadas

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima