Leitura rápida

UFSC recebe congresso internacional em saúde e bioética da Unesco
5 de setembro de 2025, 12:31

Fonte

Universidade Federal de Santa Catarina

Publicação Original

Áreas

Assistência Social, Biologia, Ciência Social, Enfermagem, Inclusão Social, Saúde Mental, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Segurança Alimentar

Compartilhar

Resumo

O Dr. Víctor Penchaszadeh, geneticista  que ajudou a identificar crianças roubadas durante a ditadura da Argentina e se tornou referência por seu trabalho, é um dos convidados do X Congresso Internacional da Redbioética Unesco, que ocorre entre 4 e 7 de novembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Diversos especialistas nacionais e internacionais em saúde e bioética estarão no evento, organizado pela Cátedra Unesco de Bioética e Saúde Coletiva e pela Redbioética Unesco, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC.

A atividade, que ocorre pela primeira vez em Santa Catarina, será um espaço de encontro para a pluralidade de saberes, tendo como eixo central os 20 anos da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos (DUBDH), destacando a relevância e os desafios contemporâneos para sua efetiva implementação.

Sediado de forma híbrida na UFSC, em Florianópolis, o congresso tem inscrições gratuitas, disponíveis no site do evento enquanto houver vagas. As atividades do congresso ocorrem das 8h30 às 19h30. Participantes presenciais e remotos inscritos terão direito a certificado de 25 horas.

A programação do evento contará com mesas e conferências com a presença de palestrantes internacionalmente reconhecidos, como a pesquisadora Dra. Cida Bento, apontada pela revista The Economist como uma das maiores referências globais na luta contra desigualdades raciais e de gênero; e a Dra. Dafna Feinholz, diretora da Seção de Bioética da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e referência mundial em ética da ciência e tecnologia, inteligência artificial e robótica.

Segundo os organizadores, ao ser realizado presencialmente na UFSC, com acesso gratuito e transmissão on-line, o congresso reafirma o compromisso da Redbioética Unesco em democratizar o conhecimento.

“Entendemos que a bioética não deve se restringir a espaços acadêmicos ou institucionais; ao contrário, deve envolver toda a sociedade, estimulando o aprendizado mútuo e a construção coletiva de alternativas éticas para um futuro mais justo, inclusivo e solidário”, afirmou a comissão organizadora do evento no site do X Congresso Internacional da Redbioética Unesco.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Médico geneticista e bioeticista
Referência global na luta contra desigualdades raciais e de gênero
Diretora da Seção de Bioética da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima