Leitura rápida

UFC abre oferta pública para concessão de licença exclusiva para comercialização de biomaterial à base de pele de tilápia
15 de janeiro de 2025, 16:26

Fonte

Coordenadoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais da UFC

Publicação Original

Áreas

Bioengenharia, Biomateriais, Entrega de Medicamentos, Indústria Farmacêutica, Produtos Naturais

Compartilhar

Resumo

Desde 2015, a Universidade Federal do Ceará (UFC) foi pioneira no desenvolvimento de biomaterial para o tratamento de queimaduras em medicina regenerativa.

Nestes dez anos, novas pesquisas aumentaram o leque de aplicações da inovação tecnológica para casos de úlcera, cirurgias de reconstrução vaginal, redesignação sexual e também em medicina veterinária, entre outras aplicações.

Recentemente, a Coordenadoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (CPITT) da UFC lançou o Edital 01/2025 sobre a oferta pública do biomaterial como curativo no tratamento de lesões em humanos e animais.

A oferta busca selecionar a proposta mais vantajosa para concessão de licença exclusiva para uso, desenvolvimento, produção e comercialização da patente intitulada “Processo de obtenção de curativo biológico oclusivo, uso do mesmo e kit” (BR 102019023961) registrada pela UFC no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O produto é uma solução inovadora que melhora substancialmente a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo o limiar de dor, o número de trocas de curativos, o risco de infecções, a permanência hospitalar, o gasto de insumos médicos, além de diminuir a carga de trabalho da equipe médica durante o tratamento de queimaduras e feridas.

O biomaterial também originou novos métodos cirúrgicos que reduzem a morbidade pós-operatória, os custos cirúrgicos e a necessidade de autoenxertos (procedimento cirúrgico que consiste na transferência de um tecido ou órgão do próprio paciente para outra parte do corpo), acelerando ainda a recuperação após intervenções mais invasivas.

As empresas interessadas devem enviar as propostas até o dia 14 de fevereiro de 2025. Todos os documentos necessários estão descritos no edital da oferta pública.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.