Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
O cérebro humano é um sistema altamente interconectado. Para compreender melhor seu funcionamento, bem como os mecanismos envolvidos em doenças, é necessário decodificar a totalidade das conexões neurais.
Essa será a missão do Centro de Conectividade Estrutural e Funcional (CSFC), a ser instalado na Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha: pesquisadores investigarão a estrutura e a função dos circuitos neurais para aprimorar a compreensão fundamental do cérebro saudável e das doenças do sistema nervoso central.
Inicialmente, o CSFC se concentrará em três áreas: esclerose múltipla, neuro-oncologia e transtornos do desenvolvimento neurológico.
A proposta do novo centro é desenvolver desde pesquisa básica até aplicação clínica, integrando tecnologias de microscopia de alta resolução, novos métodos de imagem, análise de dados com suporte de Inteligência Artificial (IA) e modelagem computacional.
Com um aporte de 69 milhões de euros (cerca de R$ 450 milhões) e ocupando uma área de de 2.000 m2, o CSFC reunirá especialistas em ciências naturais, engenharia, medicina, neurociência, inteligência artificial e ciência de dados.
Os diretores científicos do CSFC são o o Dr. Franz Pfeiffer, professor de Física Biomédica; a Dra. Julijana Gjorgjieva, professora de Neurociência Computacional, e o Dr. Thomas Misgeld, professor de Biologia Celular Neuronal, todos da TUM.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Técnica de Munique (em inglês).
Notícias relacionadas
Universidade de Basileia