Transição para a menopausa: conscientização e abordagens terapêuticas ajudam a superar os desafios
Especialista do IFF/Fiocruz destaca a importância do acompanhamento médico

VH-studio via Shutterstock

20 de outubro de 2025, 15:33

Fonte

Mayra Malavé-Malavé, IFF/Fiocruz

Publicação Original

Áreas

Atenção Primária, Endocrinologia, Farmacologia, Ginecologia, Medicina, Produtos Naturais, Psicologia, Saúde Mental, Saúde da Mulher, Sono

Compartilhar

Resumo

As fases de transição para a menopausa, menopausa e pós-menopausa levam a mudanças importantes no corpo da mulher e constituem desafios para a atenção primária e a saúde pública.

A conscientização sobre essas mudanças, a busca por informações  baseadas em evidências científicas e o acompanhamento com profissionais da saúde que possam indicar as melhores abordagens e tratamentos individualizados são fundamentais para a saúde da mulher.

Antes de qualquer tratamento, é essencial discutir opções com um profissional de saúde qualificado, considerando as necessidades individuais

Dra. Lizanka Marinheiro, endocrinologista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Endocrinologista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
Professora e pesquisadora do IFF/Fiocruz

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima