Notícia com publicação científica
Tomografia de coerência óptica pode ajudar a detectar esquizofrenia precocemente
Pesquisadores associaram risco genético para a esquizofrenia à medida da espessura da retina
Nathan DeFiesta via Unsplash
24 de abril de 2025, 10:32

Fonte

Universidade de Zurique

Publicação Original

Áreas

Bioinformática, Epidemiologia, Genética, Neurociências, Neurologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Saúde Mental

Compartilhar

Resumo

Com base em dados do UK Biobank de pessoas saudáveis, pesquisadores identificaram que a maior suscetibilidade genética à esquizofrenia está associada a retinas mais finas.

Como alterações na retina podem ser acessadas de maneira não invasiva e de baixo custo, como através da tomografia de coerência óptica, o risco genético para a esquizofrenia poderia ser acessado de maneira fácil e rápida, podendo motivar ações precoces para o tratamento do transtorno. Mas para confirmar a viabilidade deste tipo de intervenção, mais estudos ainda são necessários.

O estudo também descobriu variantes genéticas associadas a processos inflamatórios no cérebro.

Foco do Estudo

Analisar dados de pessoas saudáveis disponíveis no UK Biobank para estudar possível correlação entre a espessura da retina e o risco genético para esquizofrenia.

Por que é importante?

Estudo

Para investigar se o risco de desenvolver esquizofrenia afeta o sistema nervoso central, examinamos dezenas de milhares de indivíduos saudáveis. Em seguida, calculamos os escores de risco poligênico para cada indivíduo

Dr. Finn Rabe, primeiro autor do estudo e pós-doutorando em psiquiatria computacional na Universidade de Zurique

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Pós-doutorando em psiquiatria computacional na Universidade de Zurique

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima