Notícia com publicação científica
Suplementação com ácidos graxos ômega-3 controla resposta inflamatória em animais não obesos com resistência à insulina
Após consumo de ômega-3, células de defesa dos ratos passaram de estado pró-inflamatório para anti-inflamatório
ededchechine via Freepik
7 de fevereiro de 2025, 10:48

Fonte

Maria Fernanda Ziegler, Agência FAPESP

Publicação Original

Áreas

Endocrinologia, Imunologia, Metabolismo, Nutrição Funcional, Suplementos

Compartilhar

Resumo

Em estudo pré-clínico em ratos não obesos, portadores de um quadro semelhante ao diabetes tipo 2, pesquisadores avaliaram a influência do consumo de óleo de peixe sobre o estado inflamatório dos animais.

Os resultados mostraram que a suplementação com ácidos graxos Ômega-3 pode atenuar a resistência à insulina por meio da modulação da resposta inflamatória.

Foco do Estudo

Verificar, em animais não obesos, o impacto da suplementação de óleo de peixe sobre a resposta imunológica e inflamatória.

Por que é importante?

Estudo

O experimento foi feito com ratos Goto-Kakizaki, um modelo animal para diabetes tipo 2 sem obesidade. Observamos que a atenuação da resistência à ação da insulina nesses animais se dá por meio da modulação da resposta inflamatória, mudando o perfil de células de defesa [linfócitos] do estado pró-inflamatório para anti-inflamatório, da mesma forma como ocorre em indivíduos obesos e com resistência à insulina que fazem suplementação com ácidos graxos ômega-3

Dr. Rui Curi, diretor do Centro de Ensino do Instituto Butantan e professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Diretor do Centro de Ensino do Instituto Butantan e professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul
Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul
Doutorando no Laboratório de Biologia Molecular, Imunologia e Fisiologia Humana da Universidade Cruzeiro do Sul

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.