Stents inteligentes podem prevenir complicações pós-implante
Com monitorização contínua dos pacientes, sensores agregados podem ajudar a prevenir complicações pós-implante.

Divulgação, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Protótipo de stent inteligente desenvolvido na Universidade do Porto

9 de abril de 2025, 12:31

Fonte

Renata Silva, FCUP

Publicação Original

Áreas

Biofísica, Biomateriais, Biomecânica, Cardiologia, Ciência dos Materiais, Engenharia Biomédica, Medicina, Nanotecnologia

Compartilhar

Resumo

Usando nanomateriais com propriedades piroelétricas aplicados em um stent na forma de uma tinta funcional, pesquisadores conseguiram demonstrar, através de testes em protótipo, a viabilidade de monitorizar o sucesso de um implante de stent continuamente.

Reunindo conceitos de biomecânica, biomateriais e nanotecnologia aplicados à tecnologia de desobstrução de artérias,os pesquisadores ainda vão otimizar a solução e produzir novos testes durante os próximos três anos, em um novo projeto de engenharia biomédica aplicada à cardiologia.

O médico ou até o próprio paciente teria um aplicativo no smartphone, por exemplo, para receber os dados e notificações e assim ter tempo de marcar uma consulta para que possa ser medicado, geralmente com anticoagulantes, prevenindo complicações

Dra. Mariana Rocha, pesquisadora principal do projeto e professora da FCUP

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Rolar para cima