
Fonte
Grant Hill, Universidade de Dundee
Publicação Original
Áreas
Resumo
No Reino Unido, pesquisadores estão desenvolvendo um novo medicamento contra a obesidade sem os efeitos colaterais dos medicamentos atuais desenvolvidos com base em GLP-1.
Apesar do sucesso destes medicamentos – como Ozempic e Mounjaro – para a perda de peso, eles também podem reduzir a massa muscular, o que pode ser preocupante principalmente durante o envelhecimento.
Atualmente, a startup Hawkhill Therapeutics, que mantém sua operação no Centro de Inovação em Ciências Biológicas da Universidade de Dundee, busca investimentos para a continuidade de seu programa de desenvolvimento.
Medicamentos à base do hormônio GLP-1 – como Ozempic e Mounjaro – que inicialmente teriam foco no tratamento do diabetes tipo 2, têm sido usados com sucesso em tratamentos para a perda de peso.
Embora os medicamentos à base de GLP-1 tenham sido elogiados por suas propriedades antiobesidade e potencial para prevenir o desenvolvimento de doenças relacionadas, como diabetes, doenças cardíacas e câncer, também existem preocupações de que uma porcentagem significativa da perda de peso seja decorrente da perda de massa muscular.
Recentemente, a startup Hawkhill Therapeutics, que nasceu de pesquisas na Universidade de Dundee, no Reino Unido, tem se dedicado a criar alternativas a esses medicamentos à base de GLP-1, com a preocupação de evitar a perda de massa muscular.
A preservação da massa muscular é vital para a saúde geral, a longevidade e uma melhor qualidade de vida, principalmente durante o envelhecimento. A massa muscular auxilia no metabolismo, no controle do peso e reduz o risco de quedas e fraturas, além de contribuir para a saúde óssea e potencialmente reduzir o risco de doenças crônicas.
A Hawkhill Therapeutics está enfrentando esse desafio desenvolvendo um medicamento oral que tem como alvo um mecanismo clinicamente validado, em linha com o crescente interesse da indústria em soluções para perda de peso que preservem a massa muscular.
Estamos desenvolvendo medicamentos potencialmente revolucionários para pacientes com obesidade, que esperamos que ajudem os pacientes a manter um peso saudável, mantendo a massa muscular e melhorando sua saúde e o bem-estar geral
Com a previsão de que 50% da população global será obesa até 2050, a um custo de trilhões de dólares para a economia mundial, o mundo precisa de medicamentos que enfrentem a escala da crise da obesidade. A solução ideal é abordar as limitações da geração atual de medicamentos à base de GLP-1, melhorando a tolerabilidade em longo prazo, reduzindo os efeitos colaterais e preservando a massa muscular.
A Hawkhill Therapeutics está registrada no novo Centro de Inovação em Ciências Biológicas, adjacente à Universidade de Dundee. Como uma empresa de biotecnologia virtual e enxuta, com química e biologia terceirizadas para organizações de pesquisa contratadas, a Hawkhill pretende fornecer um medicamento candidato pronto para uso clínico por uma fração do custo usual.
A startup está atualmente captando investimentos para avançar em seu promissor programa de obesidade. À medida que a empresa cresce, planeja expandir para um escritório dedicado dentro do Centro de Inovação, com espaço para laboratório no futuro.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Dundee (em inglês).
Notícias relacionadas
Centro Nacional de Pesquisa Científica da França