Notícia com publicação científica
Síndrome Congênita do Zika compromete qualidade de vida de crianças e aumenta risco de internações
Estudo comparou evolução de crianças com e sem a síndrome, mostrando a criticidade do cenário trazido pela infecção durante a gravidez

NIAID/NIH via Wikimedia Commons

Imagem de microscópio eletrônico de transmissão do vírus Zika (em vermelho), isolado de caso de microcefalia no Brasil

23 de janeiro de 2025, 12:14

Fonte

Victória Alvineiro (Cidacs/Fiocruz Bahia)

Publicação Original

Áreas

Assistência Social, Epidemiologia, Neurociências, Neurologia, Pediatria, Saúde da Criança

Compartilhar

Resumo

Com a Emergência em Saúde Pública iniciada pelos casos de microcefalia que ocorreram em 2015, um novo cenário onde as crianças sobreviventes e portadoras da Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika (SCZ) precisam de cuidados chamou a atenção de uma equipe de pesquisadores para compreender melhor o que acontece atualmente.

Com a liderança da Fiocruz Bahia, o estudo comparou 2 mil casos de crianças com SCZ com quase 2,6 milhões de casos de crianças sem a síndrome.

Crianças com SCZ apresentaram taxas de hospitalização entre 3 e 7 vezes maiores do que crianças sem a síndrome e ficaram internadas por períodos consideravelmente mais longos em comparação às crianças sem a síndrome nos primeiros quatro anos de vida.

Os resultados apontam para a urgência em elaborar planos de cuidado estruturados, com foco no manejo ambulatorial das crianças com SCZ.

Foco do Estudo

Analisar dados sobre a evolução das condições de saúde de crianças portadoras da Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika e realçar as fragilidades trazidas pela síndrome.

Por que é importante?

Estudo

Nossos achados apontam para a urgência de elaborar planos de cuidado estruturados, com foco no manejo ambulatorial das crianças com SCZ. O objetivo deve ser otimizar as condições de saúde de base e minimizar os riscos de intercorrências que levem a novas internações

João Guilherme Tedde, pesquisador do Cidacs-Fiocruz Bahia

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisador do Cidacs-Fiocruz Bahia

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima