Leitura rápida

Simulador de mama produzido com impressão 3D pode ajudar no estudo e desenvolvimento de tecnologias para diagnóstico
26 de outubro de 2024, 09:35

Fonte

Ana Claudia Patrocinio, Moara Souza Dias, Pedro Bessa, Patrick Carneiro, Julia Miranda, Anna Carolina Falanga, Vitoria Borges, Pedro Cunha Carneiro e Homero Schiabel, Portal Comunica UFU

Publicação Original

Áreas

Bioengenharia, Biofísica, Ciência dos Materiais, Engenharia Biomédica, Engenharia Clínica, Física Médica, Imagens Médicas, Impressão 3D, Medicina, Oncologia, Processamento de Imagens, Radiologia

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores do Grupo de Imagens Médicas do Laboratório de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desenvolveram um simulador de mama, chamado phantom Cleópatra, com a participação de estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores convidados e parcerias com outras instituições.

O protótipo, produzido com impressão 3D, simula a atenuação de radiação nos tecidos mamários. Os módulos do protótipo podem simular nódulos e fibras mamárias, além de quatro agrupamentos de microcalcificações com hidroxiapatita granulada.

Para a parte do objeto simulador que apresenta o aspecto real da mama, estruturas foram agregadas à composição final do phantom, incluindo a chamada Mama Real – uma estrutura composta de fibra de vidro com cera de abelha.

O phantom Cleópatra inova ao permitir a aquisição de imagens variadas para simulação de mama real e agrega um módulo para controle de qualidade.

Além da funcionalidade, o phantom Cleópatra é um dispositivo de baixíssimo custo, cujos materiais possuem um custo aproximado de R$ 100. Já o custo de produção envolve uma impressora 3D e uma estufa que permita temperaturas acima de 300 oC.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Rolar para cima