Leitura rápida

Sepse: estudo clínico de fase II mostrou sucesso de potencial tratamento
19 de janeiro de 2026, 12:45

Fonte

Emma O'Connor, Universidade Griffith

Publicação Original

Áreas

Bioquímica, Desenvolvimento de Fármacos, Epidemiologia, Estudo Clínico, Farmácia Clínica, Imunologia, Indústria Farmacêutica, Medicina, Medicina Intensiva, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

Sabe-se que a sepse –  uma resposta inflamatória grave e desregulada do corpo a uma infecção, que pode danificar os próprios tecidos e órgãos, podendo levar ao choque séptico, falência múltipla de órgãos e até à morte – afeta milhões de pacientes hospitalizados em todo o mundo a cada ano.

Agora, pesquisadores podem ter descoberto o segredo para o tratamento da sepse, após o sucesso e os resultados promissores de um estudo clínico de Fase II concluído na China.

O medicamento experimental testado para a sepse, um fármaco à base de carboidratos chamado STC3141, foi desenvolvido em conjunto por pesquisadores liderados pelo Dr. Mark von Itzstein, professor do Instituto de Biomedicina e Glicômica da Universidade Griffith, na Austrália, e pelo Dr. Christopher Parish, professor da Universidade Nacional da Austrália.

“O ensaio clínico atingiu os principais objetivos, indicando que o medicamento experimental foi eficaz na redução da sepse em humanos”, afirmou o professor Mark von Itzstein.

O STC3141 foi administrado por infusão através de uma cânula e neutralizou um importante fenômeno de liberação de moléculas biológicas que ocorre no organismo durante a sepse. O medicamento experimental de pequena molécula é à base de carboidratos e pode tratar a sepse revertendo os danos aos órgãos.

O estudo clínico, conduzido pela Grand Pharmaceutical Group Limited (Grand Pharma), envolveu 180 pacientes com sepse. Atualmente, não existe terapia antisséptica específica disponível, e a sepse é considerada uma necessidade clínica não atendida.

O Dr. Mark von Itzstein afirmou que a Grand Pharma agora pretende avançar para um studo clínico de Fase III para continuar testando a eficácia do novo tratamento.

“Esperamos que o tratamento chegue ao mercado em alguns anos, potencialmente salvando milhões de vidas”, concluiu o professor Mark von Itzstein.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Instituto de Biomedicina e Glicômica da Universidade Griffith
Professor da Universidade Nacional da Austrália

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima