Notícia com publicação científica
Dietas vegetariana e vegana: estudo sugere riscos da suplementação alimentar sem acompanhamento nutricional
Primeiros resultados do estudo VeggieNutri em Portugal são surpreendentes e mostram a delicadeza da suplementação de micronutrientes nas dietas vegetariana e vegana
Pixabay
31 de março de 2025, 17:52

Fonte

Cláudia Azevedo e Olga Magalhães, FMUP

Publicação Original

Áreas

Alimentação Coletiva, Alimentação Vegana, Educação Alimentar, Nutrição Clínica, Nutrição Funcional, Obesidade, Qualidade dos Alimentos, Suplementos

Compartilhar

Resumo

O estudo clínico transversal VeggieNutri, realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal, apresentou recentemente seus primeiros resultados sobre o acompanhamento de participantes divididos em grupos de dieta onívora, vegetariana e vegana.

Os resultados surpreenderam os pesquisadores, na medida que o grupo vegetariano apresentou aumento da massa gorda e diminuição da massa muscular em relação aos participantes que se alimentaram com dieta onívora. Ao contrário, os veganos, apesar de consumirem menos proteínas, apresentaram mais massa muscular.

Os resultados mostraram a importância do acompanhamento por profissional nutricionista para a definição da suplementação adequada, principalmente de ferro e vitamina B12, em pessoas que se alimentam de dietas restritivas.

Foco do Estudo

Acompanhar resultados de dietas onívora, vegetariana e vegana, e das respectivas suplementações de micronutrientes, principalmente em relação à porcentagem de massa gorda e perda de massa muscular.

Por que é importante?

Estudo

[É importante consultar profissionais nutricionistas]. Há muitos mitos sobre alimentação que propagam a desinformação, aumentando, por isso, o risco de efeitos nefastos para a saúde.

Dra. Elisa Keating, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)
Doutoranda da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima