
Fonte
Universidade de Coimbra
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Um grupo de trabalho coordenado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) elaborou o ‘Relatório Especial sobre Mudanças Climáticas e Saúde’, apresentado na 29.ª Conferência das Partes (COP29).
O Relatório Especial da COP29 sobre Mudanças Climáticas e Saúde identifica políticas determinantes em três dimensões integradas: pessoas, lugares e o planeta.
O relatório descreve as principais ações destinadas a proteger as pessoas, em especial as cerca de 3,6 bilhões que vivem em zonas mais vulneráveis às mudanças climáticas.
A Dra. Mónica Rodrigues, cientista da Universidade de Coimbra, em Portugal, é uma das especialistas que integra o grupo de trabalho coordenado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que elaborou o ‘Relatório Especial sobre Mudanças Climáticas e Saúde’, apresentado na 29.ª Conferência das Partes (COP29).
O Relatório Especial da COP29 sobre Mudanças Climáticas e Saúde identifica políticas determinantes em três dimensões integradas: pessoas, lugares e o planeta.
O relatório descreve as principais ações destinadas a proteger as pessoas, em especial as cerca de 3,6 bilhões que vivem em zonas mais vulneráveis às mudanças climáticas.
A cientista da Universidade de Coimbra destacou a importância da governança que integra a saúde na elaboração das políticas climáticas e a importância do clima na elaboração de políticas de saúde.
O relatório apresentou as seguintes recomendações:
- fazer da saúde e do bem-estar humanos a principal medida do sucesso climático, de forma a promover o progresso e a garantir uma adaptação e resiliência centrada nas pessoas;
- acabar com os apoios e a dependência dos combustíveis fósseis, realinhando os sistemas econômicos e financeiros para proteger a saúde humana e o ambiente, através do investimento em alternativas limpas e sustentáveis que reduzam as doenças relacionadas com a poluição e as emissões de carbono;
- mobilizar financiamento para iniciativas de saúde relacionadas com o clima, em especial reforçar a resposta dos sistemas de saúde, e apoiar os profissionais do setor, criando sistemas de saúde resilientes e resistentes ao clima de forma a proteger a saúde e a salvar vidas;
- investir em soluções comprovadas, desde sistemas de alerta de saúde para o calor, passando por sistemas limpos de energia doméstica, até à fixação eficiente dos preços dos combustíveis fósseis, que permitiriam salvar quase 2 milhões de vidas por ano;
- dar maior ênfase ao papel das cidades nos resultados de saúde, através de políticas públicas urbanas mais sustentáveis, incluindo energia limpa, habitação resistente e melhor saneamento;
- aumentar a proteção da natureza e da biodiversidade e a sua recuperação, reconhecendo os benefícios sinérgicos do ar puro, da qualidade da água e da segurança alimentar para a saúde.
A Dra. Mónica Rodrigues destacou ainda que, para apoiar os países a integrar melhor a saúde nas suas políticas climáticas, a OMS publicou os seus critérios de qualidade para integrar a saúde nos compromissos de ação climática.
Estas orientações descrevem ações práticas para que o poder público e atores envolvidos com outros setores determinantes para a saúde (como por exemplo, transportes, energia, planejamento urbano, água e saneamento) integrem considerações de saúde nas suas políticas e ações de adaptação e mitigação.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse o Relatório Especial sobre Mudanças Climáticas e Saúde (em inglês).
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Coimbra.
Notícias relacionadas
Universidade de Tecnologia de Queensland