
C3S/ECMWF
Anomalias da temperatura do ar na superfície para 2024 em relação à média do período de referência de 1991-2020 (Dados do ERA5)
Fonte
Júlio Bernardes, Jornal da USP
Publicação Original
Áreas
Resumo
Último relatório divulgado pelo Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas (C3S) confirmou que, no ano de 2024, a temperatura média global ultrapassou a marca de 1,5°C acima dos níveis pré-industrialização.
Aproximadamente 44% da superfície do planeta foi afetada por estresse térmico forte e extremo, sendo que as ações humanas continuam a ser a principal causa das mudanças climáticas.
O Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas (C3S) divulgou recentemente um relatório em que confirma que 2024 foi o ano mais quente já registrado mundialmente e o primeiro em que a temperatura média global ultrapassou a marca de 1,5°C acima dos níveis pré-industrialização. O número era o limite de elevação determinado no Acordo de Paris para evitar desastres climáticos mais graves.
O C3S é coordenado pela Comissão Europeia e pelo Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), cujos cientistas têm monitorado os principais indicadores climáticos e reunido dados de temperatura diários, mensais e anuais sem precedentes ao longo do ano passado.
Aproximadamente 44% da superfície do planeta foi afetada por estresse térmico forte e extremo, a temperatura da superfície do mar chegou a 20,87°C, valor acima da média dos últimos 30 anos, além da quantidade de vapor de água na atmosfera ter subido 5%.
De acordo com o documento, as mudanças induzidas pelo homem continuam a ser a principal causa das alterações climáticas, ao lado de outros fatores – como o El Niño Oscilação Sul (Enos) – que contribuíram para as temperaturas incomuns observadas durante o ano, resultando no agravamento de incêndios florestais e inundações de grande porte.
“O Copernicus compara [os dados] com registros que começaram em 1850, mas na verdade, estudos arqueológicos comprovam que nunca a temperatura foi tão alta desde o último período interglacial, há 125 mil anos”, disse o Dr. Carlos Nobre, climatologista e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Esse relatório é muito preocupante, porque ele confirma o que já vinha acontecendo desde 2023, quando a temperatura sofreu um grande aumento; os cientistas previam aumento de 1,3°C por causa do Enos, o terceiro El Niño mais forte do registro histórico, que foi de meados de 2023 até abril de 2024, mas já em 2023 ele chegou perto de 1,5°C
De acordo com o relatório, 2024 foi o ano mais quente nos registros de temperatura global desde 1850. O conjunto de dados de reanálise global ERA5 do C3S indicou que a temperatura média global [em 2024] foi de 15,10°C, 0,72°C acima da média entre 1991 e 2020, e 0,12°C acima de 2023, o ano mais quente registrado anteriormente, o que equivale a 1,6°C acima da estimativa da temperatura de 1850 a 1900, designada como o nível pré-industrial. Um novo recorde de temperatura média global diária foi alcançado em 22 de julho de 2024, com 17,16°C.
O documento relata que os últimos dez anos, entre 2015 e 2024, foram os mais quentes já registrados. A temperatura média global mensal excedeu 1,5°C acima dos níveis pré-industriais em todos os meses desde julho de 2023, exceto em julho do ano passado. O ano de 2024 foi o mais quente para todas as regiões continentais, exceto a Antártida e a Australásia, bem como para partes consideráveis do oceano, particularmente o Oceano Atlântico Norte, o Oceano Índico e o Oceano Pacífico ocidental.
“A resposta às mudanças climáticas deve basear-se em evidências. O futuro está nas nossas mãos, uma ação rápida e decisiva ainda pode alterar a trajetória do nosso clima”, enfatizou o Dr. Carlo Buontempo, diretor do C3S.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse o Annual Summary of the Global Climate – Global Climate Highlights (em inglês).
Acesse a notícia original completa na página do Jornal da USP.
Leia também:
Faculdade Santa Teresa
Universidade de Nova Gales do Sul