Leitura rápida

Sorapop Udomsri via Shutterstock
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
Embora a radioterapia seja mais frequentemente usada para o tratamento do câncer, está ganhando espaço como ferramenta para outras condições não cancerosas.
Atualmente, médicos do Sistema de Saúde da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, estão implementando radioterapia de baixa dose com foco no paciente, em especial contra a dor provocada pela osteoartrite, ao mesmo tempo que avançam nas pesquisas nessa área.
Sob a liderança do Dr. John Plastaras, professor de radio-oncologia no Hospital da Universidade da Pensilvânia, foram tratados mais de 150 pacientes com osteoartrite e uma clínica dedicada para o tratamento está sendo inaugurada no Penn Presbyterian Medical Center, que faz parte do Sistema de Saúde da Universidade da Pensilvânia.
O tratamento com radiação de baixa dose é indicado para artrite em articulações que não fazem parte da coluna vertebral, como tornozelo, joelho ou punho.
Além disso, é limitado a pacientes que ainda não são candidatos à cirurgia de prótese articular ou que apresentam dor ou disfunção persistentes, apesar de terem tentado outras terapias.
Segundo o professor John Plastaras, como o tratamento é relativamente novo nos EUA, a intenção é estudá-lo em um protocolo de pesquisa clínica, para avançar no conhecimento das limitações do tratamento.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Outros avanços

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação


