Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Em 2024, o Dr. Alexander Tropsha – professor da Escola de Farmácia da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (UNC Chapel Hill), nos EUA – recebeu um financiamento da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada para a Saúde dos EUA para trabalhar com foco na aceleração de resultados em saúde.
O projeto reúne cinco grupos de pesquisa de todo o país para construir uma ferramenta que utiliza inteligência artificial (IA) para aprimorar o reposicionamento de medicamentos.
“Estima-se que apenas 22% das doenças humanas conhecidas tenham pelo menos um tratamento medicamentoso aprovado”, afirmou o professor. “Se esse esforço for bem-sucedido, afetará drasticamente a busca por curas — especialmente para doenças raras e negligenciadas nas quais a indústria farmacêutica, efetivamente, não tem condições de trabalhar. Isso impactará coletivamente mais de 10% das pessoas com doenças raras e é o projeto mais empolgante e, potencialmente, o mais impactante da minha vida”.
O professor Alexander Tropsha e colegas pesquisadores em todo o mundo estão criando modelos computacionais confiáveis de dados químicos que podem prever novos usos ou novos compostos com uma propriedade desejada e que são importantes na descoberta e no desenvolvimento de medicamentos.
A equipe pretende construir modelos e ferramentas de pesquisa para avaliar todos os pares possíveis de medicamentos e doenças quanto à probabilidade de o medicamento tratar uma doença — aproximadamente 2.700 medicamentos e 18.500 doenças.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (em inglês).