Leitura rápida

Projeto europeu tem foco em métodos não invasivos para a detecção precoce de cânceres em pacientes com síndrome de Lynch
19 de maio de 2025, 13:51

Fonte

Luísa Melo, i3S

Publicação Original

Áreas

Análises Clínicas, Bioinformática, Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Epidemiologia, Estudo Clínico, Microbiologia, Oncologia, Patologia

Compartilhar

Resumo

O projeto europeu ‘PREDI-LYNCH – Validação de testes não invasivos de biópsia líquida para predição do câncer na Síndrome de Lynch’ recebeu recentemente um financiamento de 13,6 milhões de euros (cerca de R$ 86 milhões) do Programa Horizon Europe da Comissão Europeia.

Durante os próximos seis anos, os pesquisadores pretendem desenvolver métodos não invasivos e precisos de detecção de cânceres em fase inicial em pacientes com a síndrome de Lynch.

Liderado pela Dra. Mev Dominguez Valentin, pesquisadora do Instituto de Investigação em Câncer do Hospital Universitário de Oslo (OUS), na Noruega, o projeto – que envolve 28 parceiros de 16 países e cuja reunião inicial se realiza ainda em maio de 2025 – consiste em um “ensaio clínico observacional europeu inovador que visa transformar o diagnóstico pré-sintomático e a detecção precoce do câncer em indivíduos com síndrome de Lynch”. O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) é um dos parceiros do projeto.

No i3S, o projeto será coordenado pela Dra. Carla Oliveira, líder do grupo de pesquisa ‘Regulação da Expressão no Câncer’, que conta com as pesquisadoras Dra. Liliana Sousa e Dra. Sara Pereira na equipe.

A síndrome de Lynch é a síndrome hereditária mais comum de predisposição para o câncer, causada por mutações germinativas nas proteínas de reparação do DNA.

Segundo a Dra. Carla Oliveira, “Um em cada 279 recém-nascidos é portador de uma mutação nos genes associados à síndrome de Lynch, ficando predisposto a desenvolver câncer colorretal, ginecológico, do trato urotelial e outros cânceres ao longo da vida”.

“O projeto PREDI-LYNCH propõe uma estratégia multiômica ambiciosa, pan-europeia, para desenvolver métodos não invasivos, precisos, aceitáveis e rentáveis de detecção de tumores pré-cancerosos e em fase inicial em doentes com síndrome de Lynch”, destacou a pesquisadora.

Ao utilizar tecnologias inovadoras de biópsia líquida, juntamente com inteligência artificial, o consórcio irá avaliar a capacidade destas ferramentas para o diagnóstico precoce dos cânceres mais comuns relacionados com a síndrome de Lynch, assegurando que os resultados sejam aplicáveis em diversos sistemas de saúde.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Líder do grupo de pesquisa ‘Regulação da Expressão no Câncer’ no i3S da Universidade do Porto
Pesquisadora de pós-doutorado no i3S da Universidade do Porto
Pesquisadora do i3S da Universidade do Porto
Pesquisadora do Instituto de Investigação em Câncer do Hospital Universitário de Oslo

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima