Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
O projeto europeu ‘PREDI-LYNCH – Validação de testes não invasivos de biópsia líquida para predição do câncer na Síndrome de Lynch’ recebeu recentemente um financiamento de 13,6 milhões de euros (cerca de R$ 86 milhões) do Programa Horizon Europe da Comissão Europeia.
Durante os próximos seis anos, os pesquisadores pretendem desenvolver métodos não invasivos e precisos de detecção de cânceres em fase inicial em pacientes com a síndrome de Lynch.
Liderado pela Dra. Mev Dominguez Valentin, pesquisadora do Instituto de Investigação em Câncer do Hospital Universitário de Oslo (OUS), na Noruega, o projeto – que envolve 28 parceiros de 16 países e cuja reunião inicial se realiza ainda em maio de 2025 – consiste em um “ensaio clínico observacional europeu inovador que visa transformar o diagnóstico pré-sintomático e a detecção precoce do câncer em indivíduos com síndrome de Lynch”. O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) é um dos parceiros do projeto.
No i3S, o projeto será coordenado pela Dra. Carla Oliveira, líder do grupo de pesquisa ‘Regulação da Expressão no Câncer’, que conta com as pesquisadoras Dra. Liliana Sousa e Dra. Sara Pereira na equipe.
A síndrome de Lynch é a síndrome hereditária mais comum de predisposição para o câncer, causada por mutações germinativas nas proteínas de reparação do DNA.
Segundo a Dra. Carla Oliveira, “Um em cada 279 recém-nascidos é portador de uma mutação nos genes associados à síndrome de Lynch, ficando predisposto a desenvolver câncer colorretal, ginecológico, do trato urotelial e outros cânceres ao longo da vida”.
“O projeto PREDI-LYNCH propõe uma estratégia multiômica ambiciosa, pan-europeia, para desenvolver métodos não invasivos, precisos, aceitáveis e rentáveis de detecção de tumores pré-cancerosos e em fase inicial em doentes com síndrome de Lynch”, destacou a pesquisadora.
Ao utilizar tecnologias inovadoras de biópsia líquida, juntamente com inteligência artificial, o consórcio irá avaliar a capacidade destas ferramentas para o diagnóstico precoce dos cânceres mais comuns relacionados com a síndrome de Lynch, assegurando que os resultados sejam aplicáveis em diversos sistemas de saúde.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade do Porto.
Notícias relacionadas

Universidade de Alberta