Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
A integração de Nanomateriais e Biomedicina apresenta desafios complexos nas áreas de pesquisa e inovação, com a crescente necessidade de colaboração interdisciplinar para resolver problemas relacionados à saúde usando materiais avançados.
Para vencer estes desafios e alcançar avanços significativos tanto em nível científico como industrial, o projeto europeu Nano4Talent – Programa de pós-doutoramento para atrair talentos e promover carreiras de pesquisa na área dos nanomateriais para a biomedicina – conta com orçamento total de 840 mil euros (quase R$ 5,4 milhões) da União Europeia via Programa Horizonte Europa.
O Nano4Talent nasceu como um ambicioso programa internacional de pós-doutorado que, por meio de duas chamadas, oferecerá um total de cinco vagas de pós-doutorado de 24 meses cada uma, permitindo que os beneficiários desenvolvam seus próprios projetos de pesquisa interdisciplinares.
O projeto Nano4Talent teve início em janeiro de 2025 e ficará ativo até o final de dezembro de 2029, com o consórcio incluindo a Universidade de Vigo, na Espanha, e outras 16 entidades associadas da Itália, França, Alemanha e Bélgica
Do orçamento total, quase 480 mil euros (pouco mais de R$ 3 milhões) serão destinados à ação coordenada pelo Centro de Investigação em Nanomateriais e Biomedicina da Universidade de Vigo (CINBIO), na Espanha.
Na ação coordenada pelo CINBIO, os pesquisadores de pós-doutorado poderão definir livremente seu projeto, que deverá envolver pelo menos dois grupos de pesquisa relacionados às duas principais áreas do CINBIO: Nanomateriais e Biomedicina.
Esta é uma nova conexão entre diferentes grupos de pesquisa que, com a motivação do projeto Nano4Talent, visa fortalecer a colaboração e posicionar o CINBIO como um centro de referência internacional na área de nanomateriais aplicados à biomedicina.
“Este é um trampolim único para preparar pesquisadores de pós-doutorado para uma carreira de sucesso nos setores acadêmico e privado europeus, orientada para posições de responsabilidade”, destacou o Dr. Miguel Correa, diretor e pesquisador principal do projeto no CINBIO.
O primeiro de dois editais de recrutamento será aberto em breve para oferecer três das cinco vagas de pós-doutorado. A segunda chamada, que abrirá o período de inscrições previsto para março de 2027, oferecerá as outras duas vagas restantes.
Entre os requisitos de acesso, os cientistas não podem ter residido na Espanha por mais de 12 meses durante os três anos anteriores à formalização do contrato.
Além de consultar todas as informações no site do programa, os cientistas interessados também poderão tirar suas dúvidas no evento de lançamento, que acontecerá virtualmente no dia 25 de junho. Todos os detalhes de acesso serão divulgados em breve pelo próprio site e redes sociais do CINBIO.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Vigo (em galego).
Notícias relacionadas

Jornal da Unicamp e Agência Inova Unicamp