Notícia com publicação científica
Progressão epidemiológica: Doença Inflamatória Intestinal causa cada vez mais impactos na saúde
Estudo multicêntrico analisou um século de dados históricos de mais de 500 estudos em 80 regiões de todo o mundo
Getty Images
12 de maio de 2025, 15:17

Fonte

Universidade de Otago

Publicação Original

Áreas

Cirurgia, Epidemiologia, Farmacologia, Gastroenterologia, Medicina, Urgência e Emergência

Compartilhar

Resumo

Até agora, os estágios de progressão epidemiológica da Doença Inflamatória Intestinal (DII) permaneciam teóricos, faltando indicadores numéricos específicos para definir os pontos de transição epidemiológica.

Mas, recentemente, uma pesquisa multicêntrica analisou dados reais de 522 estudos populacionais abrangendo 82 regiões globais e abrangendo mais de um século (1920-2024), mostrando claramente as transições espaço-temporais entre os quatro estágios de progressão epidemiológica das doenças conhecidas como DII.

Compreender a evolução da DII em todos os estágios epidemiológicos permite que os sistemas de saúde antecipem a futura carga global da DII que, segundo os cientistas, pode ser considerável em todo o mundo, nas próximas décadas.

Foco do Estudo

Definir as transições espaço-temporais entre os estágios de progressão epidemiológica das doenças conhecidas como Doença Inflamatória Intestinal (DII).

Por que é importante?

Estudo

Para acompanhar o aumento da demanda, nosso sistema de saúde precisa planejar com antecedência e investir mais em cuidados projetados para atender especificamente às necessidades das pessoas com DII. Também precisamos nos concentrar em mais prevenção, pesquisa e intervenção precoce. Muitos pacientes enfrentam anos de atraso no diagnóstico, resultando em desfechos piores, e é por isso que mais recursos e investimentos são extremamente necessários

Dr. Richard Gearry, professor da Universidade de Otago e coautor do estudo

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Departamento de Medicina da Universidade de Otago
Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima