Leitura rápida

Na Austrália, pesquisadores propõem programa de natação competitivo para jovens com paralisia cerebral
23 de novembro de 2024, 09:10

Fonte

Universidade de Queensland Austrália

Publicação Original

Áreas

Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Reabilitação, Saúde da Criança, Terapia Ocupacional

Compartilhar

Resumo

Um programa de natação competitivo desenvolvido para jovens com paralisia cerebral grave reverteu o declínio motor associado à condição.

O programa foi desenvolvido por pesquisadores da Escola de Ciências do Movimento Humano e Nutrição e também da Escola de Ciências da Saúde e Reabilitação da Universidade de Queensland, Austrália.

O professor Sean Tweedy lidera o Programa ParaSTART, um programa de pesquisa longitudinal que visa avaliar se o treinamento esportivo focado no desempenho melhora os resultados clínicos para pessoas com deficiências graves.

“Selecionamos deliberadamente pessoas sem experiência anterior em natação para garantir que as descobertas se aplicassem a qualquer pessoa com paralisia cerebral grave”, disse o Dr. Sean Tweedy.

“O programa de treinamento replicou o ambiente esportivo que os atletas paraolímpicos vivenciam ao treinar para competições, incluindo 2 a 3 sessões de treinamento por semana complementadas por trabalho de força e condicionamento, dieta e sono”, continuou o pesquisador.

“Os participantes trabalharam muito duro e, apesar de não conseguirem ficar de pé ou andar de forma independente, agora conseguem nadar um quilômetro em uma sessão de treinamento “, destacou o professor.

Os resultados dos primeiros 4 anos do programa foram impressionantes.

“… todos os 3 atletas com paralisia cerebral não apenas mantiveram, mas melhoraram sua função motora, desafiando o declínio típico associado à condição. Suas cargas de treinamento semanais também atenderam aos níveis de atividade física recomendados pela OMS, reduzindo significativamente o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e uma série de outras doenças associadas à inatividade”, concluiu o professor.

O Programa ParaSTART é oferecido por uma equipe de fisiologistas do exercício, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e treinadores e apoiado por um médico, nutricionista, fonoaudiólogo e psicólogo esportivo.

Os resultados foram publicados na revista científica British Journal of Sports Medicine.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Escola de Ciências do Movimento Humano e Nutrição da Universidade de Queensland Austrália

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima