Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Em 2025, a Lei de Biossegurança no Brasil completa 10 anos, com foco em promover e garantir ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.
A atenção e as ações para enfrentar o desafio da biossegurança devem ser permanentes, e sempre estão no radar de pesquisadores das áreas de ciências da vida, particularmente das Ciências Biológicas, das Ciências Farmacêuticas e da Saúde Pública.
Recentemente, a Dra. Karinne Naves, professora do Departamento de Microbiologia e presidente da Comissão Interna de Biossegurança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), recebeu a certificação profissional em Gerenciamento de Riscos Biológicos da International Federation of Biosafety Association (IFBA).
Com menos de 30 profissionais certificados no Brasil, a professora agora integra o grupo de especialistas em biossegurança, bioproteção e gerenciamento de riscos. “Isso favorece a construção da cultura da biossegurança. Estar formando profissionais que têm essa capacidade crítica para formar núcleos seguros onde a biossegurança está sendo propagada”, destacou a professora.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Uberlândia.