
Jessica Allen e Alissa Eckert (CDC) via Wikimedia Commons
Ilustração gráfica em 3D do norovírus
Fonte
Cynthia McCormick Hibbert, Universidade Northeastern
Publicação Original
Áreas
Resumo
O Norovírus, um grupo de vírus de RNA, tem afetado uma quantidade significativa de pessoas, tanto no Brasil quanto nos EUA e na Europa. Com ação e sintomas relacionados principalmente ao sistema digestório, seus efeitos tendem a desaparecer em até três dias.
Para prevenção, deve-se manter a higiene intensa das mãos, principalmente após o contato direto com superfícies ou com outras pessoas.
Apesar de não haver tratamento curativo, é fundamental a hidratação, para repor os líquidos perdidos, e também a alimentação leve, para evitar novas ocorrências de náuseas. Em casos mais graves, pode ser necessária a hidratação intravenosa.
O norovírus, vírus transmitido por via oral-fecal que afeta principalmente o trato gastrointestinal e pode causar gastroenterite, tem sido noticiado como o causador de viroses que tem afetado muitas pessoas, tanto no Brasil como nos EUA e Europa.
“Este norovírus em particular parece ser um pouco mais desagradável do que alguns dos outros que vimos [anteriormente]”, disse o Dr. Neil Maniar, diretor do programa de mestrado em Saúde Pública da Universidade Northeastern, nos EUA.
Nos EUA, o número total de surtos relatados durante o ano sazonal de 2024-25 já está acima das faixas sazonais relatadas desde 2012, com apenas uma exceção, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). E os casos ainda estão aumentando.
Infelizmente, o norovírus tem alta capacidade infecciosa: “O contato direto é o principal modo de disseminação do norovírus. As pessoas podem tocar em uma superfície contaminada ou apertar a mão de alguém que está contaminado e, em seguida, tocar a própria boca, mãos ou olhos e se infectar”, disse o Dr. Brandon Dionne, professor de Farmácia e Ciências de Sistemas de Saúde da Universidade Northeastern.
“O melhor modo de proteção contra o norovírus é lavar as mãos corretamente. Não é apenas passar um pouco de sabão nas mãos. É realmente certificar-se de lavar as mãos totalmente e com frequência.”, ressaltou o Dr. Neil Maniar.
O CDC aconselha as pessoas a lavarem as mãos com água e sabão por 20 segundos, especialmente após tocar em superfícies comuns, apertar as mãos, cuidar de pessoas doentes ou trocar fraldas.
O norovírus pode causar vômitos intensos, diarreia e problemas gastrointestinais em geral. E também pode causar fadiga em todo o corpo
Tratamento e cuidados
Não há tratamento curativo para o vírus. “O que fazemos principalmente é tratamento de suporte”, disse o professor Brandon Dionne.
Mas é muito importante repor fluidos e eletrólitos perdidos por vômitos e diarreia.
Pessoas que não conseguem se alimentar adequadamente devido à diarreia ou vômitos, devem procurar um serviço de saúde para a prescrição de medicamentos para tratamento dos sintomas, destacou o professor.
Durante a recuperação, é importante o consumo de dietas leves, para evitar que as náuseas voltem a aparecer.
Embora as pessoas geralmente se sintam melhor depois de até três dias, o CDC recomenda permanecer em casa por mais dois dias após o fim dos sintomas, porque a pessoa ainda pode transmitir o vírus por aproximadamente outras 48 horas.
Pessoas gravemente desidratadas podem precisar de fluidos intravenosos administrados por meio de um centro de atendimento de urgência ou emergência hospitalar, concluiu o professor Brandon Dionne.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Northeastern (em inglês).