Casos de norovírus: como prevenir e se recuperar
Vírus com alto potencial de transmissão pode causar diarreia, vômitos, febre alta e fadiga no corpo

Jessica Allen e Alissa Eckert (CDC) via Wikimedia Commons

Ilustração gráfica em 3D do norovírus

9 de janeiro de 2025, 11:20

Fonte

Cynthia McCormick Hibbert, Universidade Northeastern

Publicação Original

Áreas

Atenção Primária, Microbiologia, Virologia

Compartilhar

Resumo

O Norovírus, um grupo de vírus de RNA, tem afetado uma quantidade significativa de pessoas, tanto no Brasil quanto nos EUA e na Europa. Com ação e sintomas relacionados principalmente ao sistema digestório, seus efeitos tendem a desaparecer em até três dias.

Para prevenção, deve-se manter a higiene intensa das mãos, principalmente após o contato direto com superfícies ou com outras pessoas.

Apesar de não haver tratamento curativo, é fundamental a hidratação, para repor os líquidos perdidos, e também a alimentação leve, para evitar novas ocorrências de náuseas. Em casos mais graves, pode ser necessária a hidratação intravenosa.

O norovírus pode causar vômitos intensos, diarreia e problemas gastrointestinais em geral. E também pode causar fadiga em todo o corpo

Dr. Brandon Dionne, professor de Farmácia e Ciências de Sistemas de Saúde da Universidade Northeastern

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Diretor do programa de mestrado em Saúde Pública da Universidade Northeastern
Professor de Farmácia e Ciências de Sistemas de Saúde da Universidade Northeastern

Instituições Citadas

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima