Leitura rápida

Preservar a beleza dos recifes de coral pode ser fundamental para a conservação e o turismo sustentável
25 de junho de 2025, 10:04

Fonte

Nathan Roure, Universidade de Montpellier

Publicação Original

Áreas

Ecologia, Gestão Ambiental, Monitoramento Ambiental, Oceanografia, Saúde Ambiental, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

Um estudo internacional realizado por pesquisadores da Universidade de Montpellier, do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS) e de instituições parceiras, publicado recentemente na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), revelou como a estética dos recifes de coral influencia sua conservação,  destacando a importância de integrar essa dimensão às políticas ambientais.

A equipe internacional de pesquisadores estudou a beleza percebida de mais de 3.500 conjuntos de peixes tropicais em todo o mundo. Combinando dados de um programa global de monitoramento de recifes de coral e pesquisas de opinião online sobre estética de peixes, os pesquisadores demonstraram que a beleza depende tanto do número de espécies presentes nos recifes quanto da presença de espécies particularmente espetaculares.

Com suas cores vibrantes e formas originais, os peixes contribuem para a atratividade dos recifes. O estudo também revelou que as áreas marinhas protegidas realçam essa beleza, especialmente em regiões tropicais, independentemente da riqueza dos países envolvidos.

Esses resultados defendem a necessidade de se levar mais em conta a dimensão estética nas políticas de conservação. Mais do que um patrimônio ecológico, os recifes de coral também possuem uma poderosa força emocional para as populações locais e visitantes.

Sua beleza sustenta o turismo sustentável, essencial para as economias de muitos países do Sul. Embora menos de 7% dos recifes de coral atualmente se beneficiem de proteção eficaz, o estudo convida a repensar as prioridades de conservação: preservar a beleza dos oceanos também significa preservar seu poder de inspiração e seu papel nas sociedades humanas.

“A beleza dos recifes de coral é mais do que apenas sua aparência: ela fortalece nosso vínculo com a natureza e nosso desejo de protegê-la. Nossa pesquisa mostra que a riqueza de espécies e a presença de peixes com formas ou cores excepcionais tornam os recifes mais bonitos e, portanto, mais valiosos para o público. Os países tropicais em desenvolvimento têm um potencial único para proteger recifes de beleza excepcional, com benefícios ecológicos, culturais e econômicos”, concluiu o Dr. Nicolas Mouquet, pesquisador da Universidade de Montpellier, diretor científico em Ecologia do CNRS e autor sênior do estudo.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisador da Universidade de Montpellier e diretor científico em Ecologia do CNRS

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima