Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Um estudo internacional realizado por pesquisadores da Universidade de Montpellier, do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS) e de instituições parceiras, publicado recentemente na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), revelou como a estética dos recifes de coral influencia sua conservação, destacando a importância de integrar essa dimensão às políticas ambientais.
A equipe internacional de pesquisadores estudou a beleza percebida de mais de 3.500 conjuntos de peixes tropicais em todo o mundo. Combinando dados de um programa global de monitoramento de recifes de coral e pesquisas de opinião online sobre estética de peixes, os pesquisadores demonstraram que a beleza depende tanto do número de espécies presentes nos recifes quanto da presença de espécies particularmente espetaculares.
Com suas cores vibrantes e formas originais, os peixes contribuem para a atratividade dos recifes. O estudo também revelou que as áreas marinhas protegidas realçam essa beleza, especialmente em regiões tropicais, independentemente da riqueza dos países envolvidos.
Esses resultados defendem a necessidade de se levar mais em conta a dimensão estética nas políticas de conservação. Mais do que um patrimônio ecológico, os recifes de coral também possuem uma poderosa força emocional para as populações locais e visitantes.
Sua beleza sustenta o turismo sustentável, essencial para as economias de muitos países do Sul. Embora menos de 7% dos recifes de coral atualmente se beneficiem de proteção eficaz, o estudo convida a repensar as prioridades de conservação: preservar a beleza dos oceanos também significa preservar seu poder de inspiração e seu papel nas sociedades humanas.
“A beleza dos recifes de coral é mais do que apenas sua aparência: ela fortalece nosso vínculo com a natureza e nosso desejo de protegê-la. Nossa pesquisa mostra que a riqueza de espécies e a presença de peixes com formas ou cores excepcionais tornam os recifes mais bonitos e, portanto, mais valiosos para o público. Os países tropicais em desenvolvimento têm um potencial único para proteger recifes de beleza excepcional, com benefícios ecológicos, culturais e econômicos”, concluiu o Dr. Nicolas Mouquet, pesquisador da Universidade de Montpellier, diretor científico em Ecologia do CNRS e autor sênior do estudo.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).
Acesse a revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Montpellier (em inglês).