Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Em sua tese de doutorado na Universidade de Helsinque, na Finlândia, a Dra. Minttu Venetkoski estudou a associação entre pré-eclâmpsia e o risco subsequente de doença cardíaca isquêmica e acidente vascular cerebral (AVC), e explorou o impacto da terapia hormonal na menopausa sobre esse risco.
“A pré-eclâmpsia ocorre em cerca de 5% das gestações. Mulheres com histórico de pré-eclâmpsia apresentam um risco aproximadamente 1,5 vez maior de desenvolver doenças cardiovasculares. Quando essas mulheres entraram na menopausa e usaram terapia hormonal para aliviar os sintomas da menopausa, isso simultaneamente reduziu o risco de doenças cardiovasculares”, explicou a Dra. Minttu Venetkoski.
Os médicos nem sempre estão tão cientes do histórico de pré-eclâmpsia de uma paciente quanto de outros fatores de risco cardiovascular, como tabagismo, hipertensão e colesterol alto. A Dra. Minttu Venetkoski recomenda que os profissionais de saúde considerem os distúrbios hipertensivos da gravidez ao avaliar o risco cardiovascular.
“Mulheres que estão entrando na menopausa devem informar aos médicos se têm histórico de pré-eclâmpsia. O período pós-menopausa costuma representar até 40% da vida de uma mulher”, enfatizou a pesquisadora.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a tese ‘Menopausal hormone therapy and cardiovascular risk in women with a history of pre-eclampsia‘.
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Helsinque (em inglês).
Notícias relacionadas
Universidade Federal do Paraná