Em nova plataforma, pesquisadores conectam dados de saúde perinatal e materna com indicadores climáticos e demográficos
Integrando dados de várias fontes, projeto oferece um novo olhar sobre a influência do clima sobre a saúde materna e perinatal
Pixabay
28 de novembro de 2024, 08:39

Fonte

Felipe Mateus, Jornal da Unicamp

Publicação Original

Áreas

Assistência Social, Cidades, Ciência Ambiental, Clima, Epidemiologia, Geociências, Geografia, Medicina, Monitoramento Ambiental, Mudanças Climáticas, Neonatologia, Pediatria, Saúde da Criança, Saúde da Mulher

Compartilhar

Resumo

Considerando dados demográficos, dados de saúde e dados climáticos e ambientais, pesquisadores apresentam uma nova plataforma que mostra os efeitos das mudanças climáticas sobre a saúde materna e perinatal.

Os resultados podem ser importantes para que gestores proponham políticas públicas que possam reduzir os possíveis efeitos negativos das mudanças climáticas sobre a gestação e a saúde de mães e bebês.

A emergência climática vai impactar a forma como vivemos, principalmente a vida das pessoas mais vulneráveis

Dr. Rodolfo Pacagnella, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e coordenador do projeto

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
Climatologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp

Instituições Citadas

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima