Pesquisadores identificam patógeno que pode infectar humanos em onças do Pantanal
Patógeno Spirometra spp. foi encontrado em amostras de fezes coletadas de onças do Pantanal e identificado por sequenciamento genético
Paul Raad, Unesp
22 de março de 2025, 11:57

Fonte

Mônica Tarantino, Jornal da Unesp

Publicação Original

Áreas

Análises Clínicas, Bioinformática, Biologia, Medicina Veterinária, Microbiologia, Parasitologia, Zoologia

Compartilhar

Resumo

Um estudo recente desenvolvido por pesquisadores Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu identificou a presença do parasita Spirometra spp. em amostras de fezes coletadas de onças que vivem próximas à cidade de Poconé, no Mato Grosso.

Os pesquisadores analisaram 40 amostras de fezes das onças e usaram sequenciamento genético para a identificação do patógeno, que pode causar uma doença chamada esparganose.

A doença pode afetar músculos, olhos e o sistema nervoso central, causando dor, inflamação, convulsões e até cegueira.

[A ‘Saúde Única’] é uma forma estratégica de ciência, que promove a colaboração entre diversas disciplinas para monitorar patógenos e prevenir surtos antes que se tornem um problema de saúde pública

Paul Raad, mestre em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Unesp de Botucatu

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Médico veterinário e mestre em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Unesp de Botucatu
Professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp em Botucatu

Instituições Citadas

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima